COLUNISTAS

Haddad e Mombojó

Publicado por Rafael Donadio / Coluna "Ao pé duvido", 17:03 - 13 de Junho de 2019

Bloco de Imagem1

Mombojó - Foto: Luan Cardoso

“Não vamos deixar esse país para trás.”


Com as mesmas palavras que Fernando Haddad utilizou ao admitir democraticamente sua derrota nas eleições para presidente, o grupo pernambucano Mombojó estabelece seu posicionamento no single “O Valor da Coragem”, lançado no último dia 31 de maio.


A frase citada acima é apenas o refrão, mas, com o consentimento de Haddad, a banda musicou o discurso que o ex-candidato a presidente proferiu no dia 28 de outubro de 2018. Essas foram as primeiras palavras do político e também da canção “O Valor da Coragem”: “em primeiro lugar, quero agradecer a todos os meus antepassados o valor da coragem para defender a Justiça a qualquer preço.”

Para quem acompanha a banda desde o começo da década de 2000, essas opiniões não são novidades. Principalmente para quem os acompanha nas redes sociais. O novo single veio apenas para fincar os ideais do quinteto. No último dia 2, inclusive, os integrantes participaram do Festival Lula Livre, na Praça da República, em São Paulo, ao lado de nomes como Chico César, Arnaldo Antunes, Nação Zumbi, Criolo, Rael, Emicida, Anelis Assumpção e muitos outros.


“Agora é triste ver que o país, democraticamente, está escolhendo um governo fascista, ditatorial, racista. A gente está optando por isso, é mais triste até que na época da ditadura (Ditatura Militar, 1964-1985), que era uma coisa imposta, em que se lutava contra isso. Agora a gente luta contra nós mesmos. A sensação que eu tenho é que eu preciso manifestar minha opinião agora, porque se não vai ser uma omissão que vai pesar como arrependimento para o resto da minha vida”, declarou o vocalista Felipe S., em conversa recente.


“Aprender com a memória, a vida é feita de coragem” é outro trecho repetido durante a música, daqueles que gruda como chiclete, mesmo não sendo o refrão.


A gravação foi realizada pelos integrantes da Mombojó Vicente Machado (bateria, coral), Marcelo Machado (guitarra digital), Missionário José (baixo, coral) Felipe S. (voz, coral) e Chiquinho Moreira (rhodes e synth, coral). Além das participações de Adelson Lins (trombone), Érico Veríssimo (trompete) e Gilberto Reis (sax tenor).


“O Valor da Coragem” é o oitavo single do projeto MMBJ12, que lança uma nova canção por mês. Com uma nova fórmula, a ideia é subverter o processo de fazer um disco entre a casa, a estrada e a internet, e ir lançando as músicas à medida em que forem ficando prontas. Ao final, os dez singles lançados formarão um disco, prensado em vinil, com outras duas inéditas.


Cada faixa sempre vem acompanhada por um clipe, que costura uma história em cada música. Os vídeos são assinados por Luan Cardoso, que também montará um curta-metragem com todos os trabalhos lançados durante o projeto.

Foto da capa: Luan Cardoso

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo