Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Haddad e Mombojó


Por Rafael Donadio / Coluna "Ao pé duvido" Publicado 13/06/2019 às 20h03 Atualizado 22/02/2023 às 22h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

“Não vamos deixar esse país para trás.”

Com as mesmas palavras que Fernando Haddad utilizou ao admitir democraticamente sua derrota nas eleições para presidente, o grupo pernambucano Mombojó estabelece seu posicionamento no single “O Valor da Coragem”, lançado no último dia 31 de maio.

A frase citada acima é apenas o refrão, mas, com o consentimento de Haddad, a banda musicou o discurso que o ex-candidato a presidente proferiu no dia 28 de outubro de 2018. Essas foram as primeiras palavras do político e também da canção “O Valor da Coragem”: “em primeiro lugar, quero agradecer a todos os meus antepassados o valor da coragem para defender a Justiça a qualquer preço.”

Para quem acompanha a banda desde o começo da década de 2000, essas opiniões não são novidades. Principalmente para quem os acompanha nas redes sociais. O novo single veio apenas para fincar os ideais do quinteto. No último dia 2, inclusive, os integrantes participaram do Festival Lula Livre, na Praça da República, em São Paulo, ao lado de nomes como Chico César, Arnaldo Antunes, Nação Zumbi, Criolo, Rael, Emicida, Anelis Assumpção e muitos outros.

“Agora é triste ver que o país, democraticamente, está escolhendo um governo fascista, ditatorial, racista. A gente está optando por isso, é mais triste até que na época da ditadura (Ditatura Militar, 1964-1985), que era uma coisa imposta, em que se lutava contra isso. Agora a gente luta contra nós mesmos. A sensação que eu tenho é que eu preciso manifestar minha opinião agora, porque se não vai ser uma omissão que vai pesar como arrependimento para o resto da minha vida”, declarou o vocalista Felipe S., em conversa recente.

“Aprender com a memória, a vida é feita de coragem” é outro trecho repetido durante a música, daqueles que gruda como chiclete, mesmo não sendo o refrão.

A gravação foi realizada pelos integrantes da Mombojó Vicente Machado (bateria, coral), Marcelo Machado (guitarra digital), Missionário José (baixo, coral) Felipe S. (voz, coral) e Chiquinho Moreira (rhodes e synth, coral). Além das participações de Adelson Lins (trombone), Érico Veríssimo (trompete) e Gilberto Reis (sax tenor).

“O Valor da Coragem” é o oitavo single do projeto MMBJ12, que lança uma nova canção por mês. Com uma nova fórmula, a ideia é subverter o processo de fazer um disco entre a casa, a estrada e a internet, e ir lançando as músicas à medida em que forem ficando prontas. Ao final, os dez singles lançados formarão um disco, prensado em vinil, com outras duas inéditas.

Cada faixa sempre vem acompanhada por um clipe, que costura uma história em cada música. Os vídeos são assinados por Luan Cardoso, que também montará um curta-metragem com todos os trabalhos lançados durante o projeto.

Foto da capa: Luan Cardoso

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Ação repugnante e macabra’: Justiça mantém prisão de mulher suspeita de levar idoso morto a banco


A Justiça manteve na quinta-feira a prisão de Érika de Souza Vieira Nunes, de 43 anos, que na terça-feira, 16,…


A Justiça manteve na quinta-feira a prisão de Érika de Souza Vieira Nunes, de 43 anos, que na terça-feira, 16,…

Geral

Prefeita de Canoinhas joga livros no lixo; veja vídeo e saiba quais são os títulos


Juliana Maciel (PL), prefeita de Canoinhas, no interior de Santa Catarina, publicou um vídeo em suas redes sociais em que…


Juliana Maciel (PL), prefeita de Canoinhas, no interior de Santa Catarina, publicou um vídeo em suas redes sociais em que…