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19 de abril de 2024

Conforto ou esportividade? A Mercedes-AMG GLC 63 4Matic+ tem os dois!


Por Carlos Rubens/Carros & Etc. Publicado 27/12/2019 às 14h50 Atualizado 25/02/2023 às 10h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ano acabando, férias chegando, um destino na cabeça e para ir para a estrada um SUV na mão. Mas um SUV bonito, confortável e rápido? Então pode ser a nova Mercedes-AMG GLC 63 4Matic+.

A Mercedes traz para completar a família GLC no mercado brasileiro, um SUV muito provocante, com um novo design, sistema MBUX com funções e telas exclusivas da AMG.

Utilizando um diferencial traseiro blocante e um novo controle dinâmico de dirigibilidade AMG Dynamics, controlado eletronicamente, o veículo cria uma sensação na condução com mais versatilidade nas curvas ou nas arrancadas. Esse modelo é o único no segmento que vem com um motor 8 cilindros bi turbo.

Os esportivos sempre têm a característica de provocar prazer e fortes emoções na condução e nesse SUV a suspensão pneumática Air Body Control, com regulagem de altura, possibilita uma experiência de direção muito confortável ou mais esportiva por meio da seleção do modo de condução (Comfort ou Sport+).

Esse sistema de tração nas quatro rodas (integral) tem uma distribuição de torque totalmente variável, aliado com um sistema de freios de alto desempenho e o motor V8 bi-turbo. O resultado é de muita adrenalina.

O motor AMG V8 bi-turbo de 4,0 litros, com 476 cv, um torque máximo de 650 Nm, faz esse SUV ter uma performance de um esportivo, pois acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,0 segundos e chega à 270 km/h de velocidade máxima, desempenho de poucos esportivos disponíveis no mercado do Brasil.

Design

Uma grade exclusiva da AMG com barras pretas e verticais chamam imediatamente a atenção dos olhares para a frente do veículo. Em seguida, já se visualiza os faróis Multibean LED, com 84 LEDs independentes. O alcance do farol alto de 650 metros, faz com que a presença do modelo seja forte e marcante.

O design do pára-choque dianteiro pode nos fazer imaginar uma asa de um jato, aliado a um grande defletor frontal, reforçando assim à força e agressividade do SUV. Isso mostra ainda a tecnologia de esfriamento de motor e freios, recurso típico de carros de alto desempenho e de competições automobilísticas, evidenciando a diferença em relação aos outros GLC.

No Brasil, esse modelo é ofertado com rodas de liga leve aro 21, que tornam necessárias proteções mais largas nos paralamas dianteiros e traseiros, dando uma aparência mais esportiva ainda.

No visual exterior temos saias laterais que fazem o SUV ficar mais baixo e alongam as suas linhas, além de lanternas traseiras em LED redesenhadas, duas ponteiras duplas e trapezoidais do sistema de escapamentos.

Interior

Bancos dianteiros para o motorista e passageiro em couro, com excelente apoio lateral, ergonomia muito funcional, acentuam o conforto e segurança durante a utilização, mesmo quando conduzido de forma mais esportiva.

Esses bancos são ofertados nas cores: preto, branco pérola com preto, vermelho pepper com preto e cinza magma com preto.

No painel temos um acabamento em couro sintético preto com costuras contrastantes, combinado com superfícies em fibra de carbono e frisos em alumínio. A superfície de toque é ladeada pelo interruptor do AMG Dynamic Select e os diversos controles especiais da AMG, como o botão para os 3 estágios da Suspensão Air Body Control e o ESP (programa eletrônico de estabilidade) também em 3 estágios.
Conectado e muito esportivo

No portfólio da Mercedes Benz muitos modelos já incorporaram a tecnologia MBUX. O Mercedes-AMG GLC 63 4Matic+ passa também a utilizar o MBUX e se torna o primeiro utilitário esportivo da marca a ter esse recurso.
Também nesse modelo o controle de voz é ativado através das palavras chaves “Olá”, “Oi” ou “E aí” seguidas por “Mercedes”.

Temos uma tela touchscreen de 10,25 polegadas à direita e um conjunto de instrumentos de 12,3 polegadas à esquerda na qual o motorista recebe uma combinação de informações visuais, podendo escolher três estilos de mostradores especiais AMG, “Classic”, “Sport” ou “Supersport”, criando um ambiente visual das telas mais clássico ou mais esportivo.

Um SUV com herança das pistas de corridas

Por meio do menu exclusivo da AMG, o motorista consegue ter um conjunto de informações complementares para fazer ter uma condução ainda mais esportiva, tais como o WARMUP (aquecimento), SETUP (ajuste), G-FORCE (forças de aceleração) ou a ENGINE DATA (dados do motor).

Volante AMG – nova geração

Uma nova geração de volante da AMG é incorporada nesse SUV, com um design muito esportivo, ergonometria excelente e com operação intuitiva, forrado de Nappa e microfibra Dinâmica, tendo a parte inferior retilínea, perfurações na área de pegada, “borboletas” galvanizadas dando condições de ter uma “tocada” ainda mais esportiva com as trocas de marchas manuais.

Através do simples deslizamento horizontal e vertical dos dedos consegue-se manusear as teclas Touch Control integradas para controlar as funções do conjunto de instrumentos e o sistema de informações e entretenimento.

Os programas de condução AMG são controlados e mostradas no display de LCD integrado.

A Fórmula 1 contribuiu com tecnologia nas teclas AMG no volante: duas teclas no lado esquerdo, que podem ser customizadas entre ajuste de suspensão, ajuste de som do escape, câmbio manual e ESP, além de um tecla rotativa do lado direito para escolher o modo de condução do AMG Dynamic Select, optando por Confort, Sport ou Sport+. Dentro do espírito de segurança, conforto e ergonomia o motorista pode alterar as características de condução sem tirar as mãos do volante.

AMG DYNAMICS: mais estabilidade com mais agilidade

O controle de agilidade AMG Dynamics tem a disposição cinco programas para o motorista escolher: “Slippery”, “Confort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual”, programas esses conectados ao AMG Dynamic que permitem selecionar as características de dirigibilidade do Mercedes-AMG GLC 63 4Matic+ para atender aos mais exigentes motoristas em variadas condições de condução.

O AMG Dynamics abriga as funções de agilidade “Basic”, “Advanced” e “Pro”, que são selecionadas automaticamente pelo respectivo programa de direção. Parâmetros importantes para a rodagem, como a distribuição de torque nas quatro rodas, as intervenções do diferencial com bloqueio controlado eletronicamente e os limites do ESP (programa eletrônico de estabilidade), complemente desenvolvidos, são ajustados automaticamente de acordo com o programa de condução.

O programa “Basic” é indicado para os programas “Slippery” e “Comfort”, enquanto o “Advanced” é ativado no programa “Sport”. Dessa maneira, o GLC 63 4Matic+ ganha um equilíbrio neutro. Já o “Pro” (profissional”, que faz parte do programa “Sport+”, no qual o condutor recebe uma assistência ainda maior para realizar manobras de condução mais dinâmica.

Independente dos programas de condução, o motorista pode usar as teclas do console central ou do volante para selecionar diretamente o modo de transmissão manual, seu nível favorito de suspensão e o sistema de escapamento, por exemplo.

O Coração: um V8 Bi-turbo

No seu segmento de utilitário esportivo o Mercedes-AMG GLC 63 4Matic+ é o único a utilizar um motor bi turbo com oito cilindros de 4,0 litros. Esse motor já é usado em alguns outros modelos de Mercedes AMG.

Um diferencial bastante inusitado é a posição dos dois turbos que são colocados dentro do “V” formado pela bancado dos cilindros, criando assim condições de termos um motor mais compacto e uma otimização das respostas. Um sistema de injeção direta de gasolina com aspersão controlada garante uma combustão limpa e eficiente, gerando um alto rendimento.

Um excelente sistema de arrefecimento garante o desempenho mesmo em condições extremas, o mesmo vale para os cabeçotes com fluxo otimizado, feitos de uma liga especial muito resistente ao calor, com um ajuste contínuo dos eixos de comando de válvulas de admissão e descarga aumentam a potência e a eficiência.

Ele gera uma excelente resposta ao acelerador e otimiza o ciclo de admissão para cada nível de operação.

A bomba de óleo com controle variável ajuda também para reduzir o consumo de combustível.
Cada motor da AMG é montado manualmente e assinado por um único montador, fazendo com a qualidade seja muito alta.

O som peculiar do motor V8 é proporcionado por um sistema de escapamento dotado de flaps que são controlados por um mapa e operados automaticamente de acordo com o programa AMG Dynamic Select ou pela tecla independente no console central ou ainda no volante.

Câmbio AMG Speedshift MCT 9G automático

O conversor de torque na transmissão AMG Speedshift MCT 9G automático é substituído por uma embreagem multidiscos em banho de óleo, reduzindo assim o peso e otimizando a resposta aos comando do acelerador.

A função de múltiplas reduções de marcha permite elevações de velocidade mais rápidas, enquanto a função de dupla debreagem nos programas de condução “Sport” e “Sport+” contribui para uma experiência de direção ainda mais emocionante.

Ajustes precisos na ignição também proporcionam trocas mais rápidas nas outras opções de modos de condução. Em todos os modos, a arrancada acontece em primeira marcha, para garantir sempre uma melhor condição de condução.

O modo “Manual” pode ser selecionado por meio de uma tecla separada, no console central ou no volante. As trocas de marchas são baseadas no programa de condução selecionado e o condutor pode fazer as mudanças usando as borboletas no volante.

Além disso, a transmissão mantém a marcha selecionada e não troca automaticamente para a superior quando a rotação do motor atinge o limite. Para a AMG, os comandos do piloto devem prevalecer sempre, especialmente ao dirigir esportivamente.

O modo de transmissão manual é identificado por um “M” amarelo e um aviso de troca de marcha superior ao chegar à rotação máxima do motor, um toque também inspirado nas tecnologias da Fórmula 1.

Tração Integral

Com um sistema de tração inteligente nas quatro rodas a AMG Performance 4Matic+ oferecendo a combinação de várias configurações de propulsão em uma só, a distribuição totalmente variável de torque entre os eixos dianteiros e traseiro fazendo com que a aderência seja ótima em condições extremas.

Seja em piso seco ou molhado a transição entre a tração traseira, a tração dianteira e a tração integral é imperceptível, podendo transmitir até 50% de força para o eixo dianteiro e dependendo da necessidade.

Comprovadamente a tração integral melhora a segurança e proporciona acelerações mais fortes.

Suspensão

O sistema de suspensão, que apresenta três modos de utilização (Comfort, Sport e Sport+), cria um rodar extremamente confortável e até um modo de rodar esportivo.

Esse sistema de suspensão permite obter desempenhos com muita segurança e conforto em qualquer situação e piso, fazendo com que esse SUV seja possível utilizar nas mais variadas condições.

Segurança

O modelo conta com um sistema de sete airbags: dois dianteiros, laterais para motorista e passageiro, airbags em todas as janelas e de joelho para o motorista.

Sistema de freios de discos de material composto ventilados internamente e perfurados tanto no eixo dianteiro como no traseiro, com pinças fixas de seis pistões na frente e pinças flutuantes com um pistão na traseira. As respostas são sensíveis e respondem com frenagens em espaços bem curtos para o porte do veículo.

Temos ainda sistema de assistente de partida em aclives, pré ativação e secagem dos freios no molhado, sistema de ignição desligada e o veículo parado o câmbio seleciona automaticamente a posição de estacionamento “P” (Park), freio de estacionamento elétrico que é liberado automaticamente ao arrancar.

Vale aqui ressaltar alguns dados relevantes sobre esse SUV:

Motor: V8 bi-turbo com 4,0 litros, injeção direta.
Cilindrada: 3.982 cm³.
Potência: 476 cv a 5500-6250 rpm
Torque: 650 Nm a 1750-4500 rpm
Sistema de tração: tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição variável de torque;
Transmissão: AMG SPEEDSHIFT MCT 9G.
Aceleração 0 a 100 km/h: 4.0 s.
Velocidade Máxima: 270 km/h (limitada eletronicamente).
Preço sugerido: R$549.900,00

Conclusão

Sem sombra de dúvidas a linha AMG da Mercedes sempre causa impacto, por causa dos carros diferenciados. São sempre veículos de performance muito acima dos comuns, com recursos de desempenho e segurança que traduzem em uma utilização prazerosa.

Carros desse segmento merecem serem vistos nas concessionárias para que possamos conhecer em detalhes, já que são obras de engenharia muito avançadas e evoluídas.

Com certeza esse Mercedes-AMG GLC 63 4Matic+ vale cada real do preço sugerido e se tiverem a oportunidade de conhecer uma máquina dessas, aproveitem.

QUEM É O COLUNISTA: Carlos Rubens Covelo Silva é um profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado automotivo em diversas marcas do setor de distribuição de veículos. É também especializado em gestão de concessionárias de automóveis importados, nacionais e inteligência de mercado. Entre em contato com Carlos Rubens pelo e-mail: carlosrubensgmconline@gmail.com 

QUEM É O COLUNISTA: Carlos Rubens Covelo Silva é um profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado automotivo em diversas marcas do setor de distribuição de veículos. É também especializado em gestão de concessionárias de automóveis importados, nacionais e inteligência de mercado. Entre em contato com Carlos Rubens pelo e-mail: carlosrubensgmconline@gmail.com 

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