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20 de abril de 2024

Tudo sobre o Novo Corolla 2020


Por Carlos Rubens / Carros & Etc. Publicado 04/10/2019 às 11h00 Atualizado 24/02/2023 às 11h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Toyota do Brasil acaba de apresentar o novo Corolla. Trata-se da 12ª geração desse sedã médio que é o mais vendido no Brasil (com mais de 1 milhão de unidades feitas no Brasil a partir de 1998).

Apresentado em setembro, ele vem com novidades marcantes, tipo a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), criando condições de introduzir tecnologias de segurança integradas pelo conceito Toyota Safety Sense (TSS), que estará presente na versão Altis. Isso também possibilita incorporar mais qualidades, podendo ter assim uma flexibilidade para usar motor convencional e o primeiro motor elétrico hibrido flexível do mundo.

Temos ainda suspensões independentes nas quatro rodas, novo motor 2.0 flexível e a utilização de aços de alta resistência, o que possibilitou um aumento de 60% na rigidez da carroceria de acordo com a engenharia da fábrica.

No entanto, essa versão hibrida será comercializada apenas no modelo Altis, funcionando com gasolina ou etanol, junto com os dois motores elétricos.

Os modelos XEi e Altis utilizam rodas aro 17 polegadas, com pneus de perfil baixo (225/45). Já a versão GLi chega com rodas aro 16 e pneus 205/55, sendo em todas as versões com rodas de liga leve.

Por dentro

As novidades também surgiram no interior com melhorias que deram um aspecto superior, sendo marcante a central de multimidia com tela de 8” e com botões físicos nas laterais e estando presente em todas as versões.

Versões

A versão de entrada, a GLi, tem o preço de R$ 99.990,00 e conta com direção elétrica, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e um de joelho para o motorista), sistema de fixação de cadeirinhas infantis (Isofix), controles eletrônicos de estabilidade e de tração e mais assistente de partida em rampas.

Destaque, ainda, ára a presença do sistema de acendimento automático de faróis com ajuste de altura, central de multimídia que vem com conectividade Apple Carplay e Android Auto, câmera de ré, direção elétrica, ajuste de altura e profundidade de coluna da direção, faróis com luzes diurnas de LED e tela TFT com 4,2 polegadas colorida no quadro de instrumentos, sendo as rodas de 16 polegadas.

Por outro lado, a versão XEi tem o preço de R$ 110.990,00 e dispõe de todos os equipamentos da versão GLi, mais faróis de neblina em LED, sistema de chave presencial para partida do motor e entrada no veículo, atrás do volante temos os paddle shifts para trocar as marchas, sistema de condução no modo Sport, ar-condicionado automático, piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico, acabamento com detalhes em couro e as rodas de aro 17 polegadas.

A versão Altis 2.0 Flex custa R$ 124.990,00, tendo acréscimo de lanternas e faróis de LED, pacote Toyota Safety Sense que tem piloto automático adaptativo, sistema de faróis com facho alto automático, assistente de pré-colisão com alerta sonoro, visual e frenagem automática, sistema de alerta para mudança de faixa.

Para dar um “up” ainda maior, há um pacote premium de série, com ar-condicionado com duas zonas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, banco do motorista com regulagens elétricas, sensor de chuva e teto solar elétrico.

Na versão Altis Hibrida, com preço de R$124.990,00, este pacote premium é um opcional com um custo de R$6.000,00, sem o paddle shifts, tendo ainda um quadro de instrumentos com sistema digital.

Embaixo do capô

As versões GLi, XEi e Altis usam um motor 2.0 flexível chamado de Dynamic Force que pretende ser cerca de 9% mais econômico e 15% mais potente. A potência é de 177 cv. com a utilização de etanol e 169 cv. com gasolina, gerando um torque de 21,4 kgfm.

A versão híbrida e flexível usa um motor 1.8 de ciclo Atkinson com 98/101 cv (gasolina/etanol) e com 14,5 kgfm de torque com dois motores elétricos que desenvolvem 72 cv e 16,6 kgmf de torque.

Câmbio

Mais novidades surgem com a utilização de um câmbio automático CVT (marca Aisin importadas do Japão) nas versões de motor 2.0 flexível, com engrenagem física na primeira marcha, sendo uma solução similar com à usada em câmbios manuais convencionais e com isso consegue-se reduzir ruídos e dar maior agilidade nas arrancadas.

E através do sistema de polias ligadas por uma correia metálica é simulada outras nove marchas, temos assim um câmbio de 10 marchas.

O tamanho

Quanto às dimensões, são poucas as alterações. Temos 4,63 metros de comprimento, 1,45 metros de altura e 1,78 metros de largura. Na prática estamos falando de 1 centímetro maior no comprimento, 2 centímetros mais baixo e 0,5 centímetro mais largo.

Não houve alteração na distância entre-eixos, que ficou com os mesmos 2,70 metros, nem no porta-malas (com 470 litros).

A capacidade de combustível passou de 60 litros para 50 litros em todos os modelos com a motorização 2.0 flexível e a versão híbrida fica com um tanque de 43 litros.

Produção

A produção mensal é de 3.500 unidades do Corolla no motor 2.0 e de 1.000 unidades da versão híbrida, que deverá também continuar sendo exportado para o Mercosul e agora para a Colômbia, Peru, Bolívia e Chile.

Análise

Esse novo Corolla mantém as qualidades tradicionais reconhecidas pelos clientes, tais como qualidade, confiabilidade, durabilidade e vem agora com design mais moderno e mais esportivo, sistemas eletrônicos de assistência ao motorista fornecendo assim uma dirigibilidade evoluída e tem ainda uma conectividade mais desenvolvida.

Essas novidades criam, assim, a condição do veículo manter-se no mercado de forma bastante intensa e marcante, no mínimo igualando os números de unidades vendidas.

Agora, é ir às concessionárias Toyota para conhecer em detalhes esse novo sedã.

QUEM É O COLUNISTA: Carlos Rubens Covelo Silva é um profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado automotivo, em diversas marcas do setor de distribuição de veículos. É também especializado em gestão de concessionárias de automóveis importados e nacionais e inteligência de mercado. Entre em contato com Carlos Rubens pelo email carlosrubensgmconline@gmail.com  

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