Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Um novo e marcante lançamento: o Hyundai HB20 e suas versões


Por Carlos Rubens / Carros & Etc. Publicado 18/10/2019 às 13h40 Atualizado 24/02/2023 às 17h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Hoje traremos mais informações sobre o mercado automotivo e suas novidades. Nos últimos meses do ano, as fábricas procuram apresentar seus lançamentos.

A Hyundai não fugiu à regra e em setembro iniciou a apresentação de suas novidades na família HB20.

O HB20 Hatch, o HB20 S e o HB20 X têm visuais atuais, com acabamentos bem elaborados, mais espaço interno e novas tecnologias para o segmento.

Além disso, os modelos também têm um novo motor 1.0 turbo, com injeção direta de combustível.

Estilo

Quando surgiu a primeira geração de HB20, em 2012, o mercado brasileiro foi surpreendido por linhas atraentes e modernas.

Essa nova geração segue a silhueta atraente, mas tem um estilo mais arrojado. Utiliza um novo design, com uma grade dianteira saliente e baixa, que segue a tendência apresentada nos recentes lançamentos globais da marca, criando uma identidade com os demais produtos da Hyundai.

As laterais apresentam novos vincos, novos faróis e luzes de rodagem diurna em LED.

Na traseira encontramos linhas mais limpas, lanternas com novo desenho e com luzes em LED, além de para choque mais curto.

O maior espaço interno vem da ampliação da distância do entre eixos – maior em 20 mm, mais comprido em 20 mm, mais largo também em 20 mm e com a altura mantida nos 1470 mm.

Motorização

Nessa nova linha de HB20 são ofertados três tipos de motores. A versão de entrada será o motor já usado nas versões anteriores, um motor 1.0 de três cilindros com 80 cv, com um novo sistema de injeção de combustível que elimina o uso de um reservatório de gasolina para partida a frio e com um câmbio mecânico de 5 marchas.

Na versão intermediária, é ofertado um motor 1.6 com 130 cv também sem reservatório de combustível para partida a frio e com 2 cv a mais que a versão 1.6 anterior.

E para completar, as versões topo de linha têm um novo motor turbo 1.0 TGDI, de três cilindros, com injeção direta de combustível – gerando 120 cv e um torque de 17,5 kgmf à 1750 rpm ao utilizar etanol. Junto com essa motorização, é oferecido um câmbio automático de 6 marchas.

Plataforma

A base desse novo HB20 é a plataforma já utilizada anteriormente, mas há uma série de importantes alterações.

Foi aumentado o nível de utilização de aços de alta e ultra resistência. Além disso, foram modificados os pontos de fixação da carroceria, a rigidez do conjunto foi aumentada e há uma redução do peso também.

Isso fazendo com que se tenha uma plataforma mais leve e com maior segurança.

Segurança

A nova linha do HB20 virá com airbags duplos e ABS que já são obrigatórios, mas recebe também controle de estabilidade e tração a partir da versão Evolution, no hatch e no sedã.

Na versão Diamond são adicionados airbags laterais. Na versão Diamond Plus há um sistema de frenagem automático de emergência, além de alerta de mudança de faixa, controle de pressão, sistema isofix de fixação de cadeira para criança, cintos de segurança retráteis de 3 pontos com pré tensionadores e apoio de cabeça para os 5 passageiros.

Acabamento interno

Entrando no novo HB20 logo percebe-se que os novos bancos têm apoio laterais mais resistentes e um eficiente ajuste de altura do assento do banco controlado por uma alavanca.

Encontramos também um painel com novo desenho horizontal e saídas de ar retangulares no centro e nas extremidades.

Há novos controles de ar condicionado, console central, sistema multimídia, volante com regulagem de profundidade e altura.

Completando o painel, temos um conta giros no lado esquerdo e velocímetro digital no lado direito.

Versão sedã

Na versão HB20 S (sedã) encontramos uma evolução muito forte. O modelo vem com uma marcante inspiração no Hyundai Elantra e adota uma linha de teto com um final quase na tampa do porta malas.

Na lateral, temos a presença dos vincos do hatch e na porta traseira temos uma janela espia, além de lanternas bem rentes à carroceria que se integram com a tampa do porta malas.

As dimensões do HB20 S também sofreram alterações. No entre eixos ficamos com 2530 mm (20 mm maior que o anterior), comprimento de 4260 mm (30 mm maior) e na largura temos 1700 mm (20 mm maior) sendo que a altura mantida nos 1470 mm.

Versão X

E para completar a gama de opções na linha HB20, temos o HB20 X. O modelo vem com um estilo ousado, molduras de caixas de rodas diferenciadas, nova grade frontal, faróis de neblina com caixa em formato triangular, tom de alumínio no acabamento na base dos para choques dianteiros e traseiros e, para completar o estilo aventureiro, um rack no teto.

Essa versão tem um acerto de suspensão diferente que a deixa mais elevada. As medidas tem a base do HB20 hatch convencional, com entre eixos com 2530 mm, mas é mais comprido, com 3970 mm (30 mm a mais que o HB20 X anterior). A largura ficou em 1740 mm (30 mm maior do que o anterior) e manteve a altura em 1540 mm e a capacidade do porta malas em 300 litros como era na versão antiga.

VERSÕES DA LINHA HB20

HB20 Sense 1.0 MT5

Itens de série: direção elétrica, ar condicionado, volante multifuncional, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, limpador e desembaçador traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de aço aro 14” com calotas, sistema Isofix, computador de bordo, espelho de cortesia, tomada de 12V no console, rádio BlueAudio com conexão Bluetooth e entrada USB.

HB20 Vision 1.0 MT5

Itens de série: os mesmos itens do Sense, adicionando rodas de aço aro 15” com calotas, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch (apenas vidro do motorista) e alarme.

HB20 Vision 1.0 MT5 com multimídia BlueMedia

Itens de série: adiciona a central de multimídia BlueMedia com tela de 8” e conectividade Apple CarPlay e Android Auto.

HB20 Evolution 1.0 MT5

Itens de série: adiciona rodas de liga leve com aro 15”,sensor traseiro de estacionamento, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, volante com ajuste de altura e profundidade, sinalização de frenagem de emergência, ar condicionado digital, vidros elétricos com a função one-touch para todas as portas, abertura e fechamento dos vidros através da chave e painel de instrumentos com tela digital.

HB20 Vision 1.6 MT6 e HB20 Vision 1.6 AT6

Itens de série: os mesmos itens da versão Vision 1.0, acrescentando a central multimídia com tela de 8”. Na versão automática vem o sistema de controle de cruzeiro, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista.

HB20 Evolution 1.0 turbo

Itens de série: os mesmos itens do Evolution 1.0, mais as rodas de liga leve aro 15” diamantadas, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista.

HB20 Diamond 1.0 Turbo

Itens de série: os mesmos itens do Evolution 1.0 turbo, mais airbags laterais, partida por botão, faróis com projetor e luz diurna em LED, acendimento automático dos faróis, paddle-shift, câmera de ré, star-stop e volante com acabamento premium.

HB20 Diamond Plus 1.0 Turbo

Itens de série: os mesmos itens do Diamond, acrescentando os bancos com acabamento premium, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e sistema de controle de pressão dos pneus.

HB20 S Vision 1.0 MT5

Itens de série: direção elétrica, ar condicionado, volante multifuncional, sistema Isofix, travas elétricas, desembaçador traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, espelho de cortesia, tomada de 12V no console, rodas de aço aro 15” com calotas, vidros elétricos nas quatro portas com função one-touch (apenas para o motorista), alarme e central multimídia BlueMedia com tela de 8” e conectividade Apple CarPlay e Android Auto.

HB20 S Evolution 1.0 MT5

Itens de série: adiciona rodas de liga leve de aro 15″, sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, volante com ajuste de altura e profundidade, sinalização de frenagem de emergência, ar condicionado digital, vidros elétricos com função one-touch em todas as portas, abertura e fechamento dos vidros pela chave e painel de instrumentos com tela digital.

HB20 S Vision 1.6 MT6 e HB20S Vision 1.6 AT6

Itens de série: os mesmos da versão Vision 1.0. A versão automática ganha controle de cruzeiro, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista.

HB20 S Evolution 1.0 turbo

Itens de série: os mesmos da Evolution 1.0, recebendo rodas de liga leve de aro 15″ diamantadas, controle de cruzeiro, limitador de velocidade e apoio de braço para o motorista.

HB20 S Diamond 1.0 turbo

Itens de série: os mesmos da Evolution 1.0 turbo, adicionando airbags laterais, partida por botão, faróis com projetor e luz diurna em LED, acendimento automático dos faróis, paddle-shift, câmera de ré, start-stop e volante com acabamento premium.

HB20 S Diamond Plus 1.0 turbo

Itens de série: a versão topo de linha ganha banco com acabamento premium, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Tabela de preços

Análise

Novamente o HB20 faz com que conceitos sejam revistos A linha oferta carros nesse segmento com equipamentos que são comuns em carros de maior valor e de outros segmentos.

Com certeza é muito interessante conhecer em detalhes essas versões do HB20. Para isso, nada melhor que ir até as concessionárias Hyundai e observar a evolução, as novidades, além de fazer um test-drive.

QUEM É O COLUNISTA: Carlos Rubens Covelo Silva é um profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado automotivo, em diversas marcas do setor de distribuição de veículos. É também especializado em gestão de concessionárias de automóveis importados e nacionais e inteligência de mercado. Entre em contato com Carlos Rubens pelo email carlosrubensgmconline@gmail.com 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Saidinha’ de presos: CNBB pede ao Congresso que mantenha vetos de Lula


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu para que os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva…


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu para que os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva…