Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

10 dicas para superar o fim de um relacionamento


Por Danielle Bianchi Publicado 05/10/2018 às 13h00 Atualizado 18/02/2023 às 11h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Terminar um relacionamento é um dos grandes desafios que nós seres humanos enfrentamos. É tão doído assim, porque quem não passou por isso não faz ideia do estrago causado. Eu digo isso por experiência própria, dói muito. Mas, com a minha experiência eu aprendi algumas coisas interessantes que podem te ajudar nesse momento tão delicado.
O primeiro passo que você precisa entender é que coração partido precisa de receita médica como qualquer outra doença. Apesar de não falarmos muito disso, quando nos separamos nosso cérebro acessa as nossas experiências internas negativas que geram: ansiedade, obsessão, confusão mental, impulso de se machucar, dores físicas. Ou seja, não é frescura tá?
Segundo o Jornalista Cientifico Daniel Goleman no livro Inteligência Emocional, quando somos rejeitados o nosso cérebro entra em um estado onde perdemos a racionalização e começamos a agir sem pensar. Então para que você não se sinta perdido nesse momento eu tenho algumas dicas valiosas para esse momento de dor.

1- Tire o foco do futuro

Isso mesmo, tire o foco de como será a sua vida daqui para frente, o que vai acontecer com todos os planos (e eu sei que você tinha vários). Comece a fazer planos a curto prazo.

2- Cuidado com as distrações

Eu sei que a vontade de extravasar é muito grande, você quer a qualquer custo anestesiar aquela dor. Mas, vai por mim é só momentâneo e o pós pode ser muito pior. Procure não exagerar em bebidas alcóolicas, festas e procure não se envolver com ninguém nesse primeiro momento. Você ainda está muito frágil para distinguir suas emoções.

3- Coloque toda a sua atenção em você

A partir de agora você é o ser mais importante da sua vida. Comece a fazer coisas que te fazem bem e que você não fazia há algum tempo. Leia livros, faça uma atividade física, pratique uma meditação, cuide da sua saúde, aprenda algo novo. Se coloque em primeiro lugar, cuide de você.

4- Se desfaça de objetos que te trazem dor

Não estou dizendo que você precisa queimar tudo, nada disso. As lembranças nos trazem memórias. E independente do contexto do fim do seu relacionamento existiram momentos felizes e esses, não precisam ser jogados fora. Mas, nesse primeiro momento guarde as fotos e objetos em uma caixa. Lembre-se o foco agora é você.

5- Chore

Sim. Chore o quanto sentir vontade! Agora é a hora de colocar tudo isso para fora. O choro é uma das melhores formas de cura. Não reprima o seu choro, ele faz parte do seu processo de superação.

6- Reconheça as suas emoções

Tenha um caderno para escrever suas emoções quando elas vierem de maneira descontrolada. Coloque tudo no papel. O que você está sentindo, quais as sensações no seu corpo, tudo isso faz parte do descarrego dessa carga emocional.

7- Não se culpe

Aconteceu o que precisava acontecer. Independentemente de quem foi a responsabilidade pelo término do relacionamento saiba que nada termina por apenas uma das partes. Toda relação é 50% de cada um. Não foque no passado pensando “e se eu fizesse isso…”, esse tipo de pensamento só vai te trazer mais tristeza e desespero. O foco é de agora em diante combinado?

8- Agradeça

Apesar de todo o momento que você está vivendo agora seja grato por tudo que te aconteceu. As coisas boas viraram lembranças gostosas, e as ruins aprendizados para a vida. Quando você agradece você libera o seu sentimento de merecimento e começa a se abrir para novas possibilidades.

9- Tenha pessoas que você ama e confia por perto

Nesse momento tão delicado, é importante que você possa contar com o apoio da sua família e dos seus amigos próximos. Pessoas que você sabe que sempre estarão com você para te abraçar quando necessário, ou apenas te escutar e chorar com você.

10- Pratique o auto amor

Nesse momento de separação a nossa identidade fica estraçalhada. Então, agora é a hora de começar a reergue-la tá? Faça coisas relaxantes, cuida da sua aparência (isso não é o mais importante, mas vai te trazer uma sensação de autocuidado), tome um banho relaxante, assista sua série favorita, faça uma massagem entre outros. E por último, a mais importante de todas as dicas: escreva pelo menos 10 características positivas suas e leia em frente ao espelho olhando nos seus olhos. Essa é uma ferramenta poderosa para aumentar a sua autoestima e começar a reconstruir a sua identidade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Fuga, disparos e criança ferida: o que se sabe sobre a ação da PM em Paraisópolis?


Uma criança de 7 anos ficou ferida em ação da Polícia Militar realizada na manhã desta quarta-feira, 17, em Paraisópolis,…


Uma criança de 7 anos ficou ferida em ação da Polícia Militar realizada na manhã desta quarta-feira, 17, em Paraisópolis,…

Geral

Fiéis podem usar roupas e acessórios religiosos em fotos de documentos oficiais, decide STF


Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou na quarta-feira, 17, o uso de roupas e acessórios religiosos em fotos…


Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou na quarta-feira, 17, o uso de roupas e acessórios religiosos em fotos…