Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

10 causas de intoxicação em animais


Por Dra. Ana Bolfer Valencio Publicado 08/08/2018 às 13h00 Atualizado 17/02/2023 às 21h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Eu espero que isso nunca tenha acontecido com você e que nunca aconteça, mas é mais comum do que se imagina casos de intoxicação em animais domésticos causados principalmente por determinados alimentos e medicamentos humanos.

Muitas vezes alguns alimentos são oferecidos aos cães e gatos como petiscos ou agrados e medicamentos são administrados sem a orientação de um veterinário (apenas com a orientação do Dr. Google). O que a maioria dos tutores não sabe, é que alguns alimentos e medicamentos são altamente tóxicos para os pets e podem causar desde sintomas leves como diarréia, vômito e apatia, até sintomas muito graves como sinais neurológicos, insuficiência renal e morte.

Vou contar pra vocês as 10 principais causas de intoxicação em animais:

  1. Chocolate: no topo da lista, principalmente na época da páscoa, o chocolate contém teobromina, substância presente em maior quantidade nos chocolates mais amargos e em menor quantidade nos chocolates ao leite (mas isso não significa que não é perigoso). A intoxicação pelo chocolate/teobromina está relacioanda com a quantidade ingerida e animais pequenos podem passar mal com pouca quantidade de chocolate. Em intoxicações menos graves os sinais são vômito, diarréia, maior ingestão de água. Nos casos mais graves, o animal pode apresentar convulsões, tremores e aumento da frequência cardíaca.
  2. Veneno de rato: muito comum de acontecer principalmente com animais de moram em casas e com acesso ao quintal. Muitas vezes o tutor coloca o veneno para ratos em locais de fácil acesso do cão, que muito curioso, acaba ingerindo e passando mal. Os principais sintomas variam de acordo com o tipo de rodenticida, mas podem causar deficiência na coagulação sanguínea, sinais neurológicos como incoordenação e convulsões. Alguns tipos de veneno possuem antídoto e outros não, porém, em todos os casos é imperativo e imprescindível que o animal seja encaminhado a um atendimento veterinário. 
  3. Ibuprofeno: anti-inflamatório de uso comum na maioria das residência, o ibuprofeno é altamente tóxico, principalmente para os gatos. Doses muito baixas bastam para fazer um grande estrago na saúde do seu animal. No caso dos gatos, eles não são capazes de metabolizar essa droga, causando sintomas muitas vezes piores do que a intoxicação por ibuprofeno em cães. Os sintomas de intoxicação por ibuprofeno são: vômitom, diarréia, úlceras estomacais, lesões renais, e em doses muito altas pode causar sintomas neurológicos graves.
  4. Xylitol: é um tipo de adoçante que atualmente é muito utilizado em substituição ao açúcar. O xylitol quando consumido por cães, pode levar a hipoglicemia (queda do índice de açúcar no sangue) e lesões no fígado. Os sintomas de intoxicação por xylitol são: vômito, incoordenação, convulsões e sinais relacionados a lesões hepáticas como perda de apetite e vômito.
  5. Uva: a intoxicação pela uva é pouco esclerecida, mas o que se sabe é que o alto consumo de uvas por cães pode causar insuficiência renal grave. Geralmente, os cães começam a vomitar dentro de 24 horas após a ingestão de uvas e desenvolveram a insuficiência renal dentro de alguns dias. As uvas passas, por serem desidratadas e consequentemente, tornarem as substâncias presentes na fruta mais concentradas, podem causar intoxicações piores mesmo quando consumidas em pouca quantidade.
  6. Antidepressivos: atualmente, muitos antidepressivos são prescritos para animais de estimação, mas doses muito altas podem ser tóxicas e causar sintomas como hiperatividade ou letargia, desorientação, vômito, diarréia, pupilas dilatadas, tremores e até convulsões. Nunca administre esse tipo de medicamento sem consultar seu veterinário antes.
  7. Paracetamol (Tylenol): também um dos medicamentos mais comuns utilizados por humanos para tratar febre e resfriados, pode causar intoxicação grave em cães e mais graves ainda em gatos, um comprimido é suficiente para intoxicar seu gato. Os principais sintomas desse tipo de intoxicação são: danos ao fígado que causam vômito e perda de apetite. Nos gatos, os sintomas aparecem muito rápido, perdendo o apetite e ficando letárgicos, podem vomitar, apresentar inchaço de face e patas e ter dificuldade respiratória. Nesses casos, o atendimento veterinário deve ser feito o mais rápido possível.
  8. Vitamina D: suplementos vitamínicos que possuem altas doses de vitamina D podem causar sérios sintomas de intoxicação em animais quando ingeridos em excesso. Eles fazem com que o índice de cálcio presente no sangue aumente de quantidade o que pode causar danos, principalmente nos rins.
  9. Drogas Estimulantes (Ritalina, por exemplo): comumente prescritas para tratar déficit de atenção e hiperatividade, essas drogas podem causar sérios sintomas quando ingeridas pelos pets. Alguns desses sintomas são: hiperatividade, pupilas dilatadas, tremores e convulsões.
  10. Fertilizantes: muito utilizados nos jardins e quintais de casas, são de baixo risco quando aplicados corretamente e seguindo as instruções do fabricante, porém, alguns fertilizantes possuem substâncias como farelo de ossos, sangue e peixe, que são saborsas para os cães que irão ingeri-los na primeira oportunidade que tiverem. Os sintomas mais comuns são vômito e diarréia.

Em qualquer desses casos de intoxicação, leve seu animal imediatamente ao seu veterinário. Muitas vezes os sintomas começam brandos e ficam mais severos dentro de poucos minutos. Seu animal precisará ficar internado em alguns casos ou poderá ir para casa sob observação.

Receitas e dicas encontradas na internet como ingerir leite, fazer o animal vomitar ou utilizar certos medicamentos, podem piorar o quadro. Algumas substâncias ingeridas, por exemplo, podem causar lesões ulcerativas no trato digestivo do animal caso ele vomite. Se quiser ajudar seu animal ainda em casa, ligue para seu veterinário e pça a orientação dele sobre o que fazer.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…