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20 de abril de 2024

Autonomia e confiança andam juntas


Por João Ricardo Tonin Publicado 24/06/2018 às 03h23 Atualizado 17/02/2023 às 15h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá, pra você, o que significa ter autonomia? E quando a autonomia está relacionada ao seu trabalho? Particularmente, acredito que dar liberdade aos trabalhadores de escolherem a melhor forma de executar suas tarefas, seja condição “sine qua non” para gerar produtividade e aprendizado em qualquer organização.

Para Kant: “É a faculdade do ser humano de se autogovernar de acordo com seus padrões de conduta moral sem que haja influência de outros aspectos exteriores ”

Para entender melhor como esse processo funciona, é necessária uma compreensão mais completa das variáveis que afetam a relação entre a autonomia do trabalho e as relações de confiança entre empregado e empregador. Para isso, hoje, eu trouxe para nossa discussão um artigo publicado na Universidade de Oxford, que utilizou como insumos, dados de censos realizados em mais de 30 países

Vamos então, sem enrolação, apresentar as duas principais causas encontradas na pesquisa.

I – O grau de corrupção no país tem um efeito negativo no seu nível de autonomia profissional, ou seja, quanto mais corrupto for o país, menor será a autonomia concedida aos trabalhadores.

Segundo o autor, a corrupção é um fenômeno cultural, que além da política, pode ser encontrada nas empresas. Uma das formas mais comum, é quando os trabalhadores deixam de seguir os objetivos organizacionais e começar a realizar atividades em benefício próprio.

E você, já presenciou algum colega de trabalho realizando atividades pessoais dentro do expediente profissional? Se sim, esse simples fato por si só comprova a hipótese cultural.

II – Os trabalhadores fornecem constantemente sinais que dão indícios de maior ou menor confiança aos chefes.

De acordo com o famoso psiquiatra brasileiro, Roberto Shinyashiki, cinco posturas profissionais podem fornecer sinais que ajudam os chefes na concessão de autonomia aos colaboradores, são elas:
Ser claro e construtivo na comunicação;

Ter elevado compromisso com o resultado;

Apoiar e cooperar;

Compartilhar informações, conhecimento e experiências;

Apostar na flexibilidade, ter paciência e acreditar que ela será concedida no futuro.

Eu gostaria de finalizar nossa discussão propondo a você um desafio.

Pergunte aos seus colegas de trabalho quais são os principais sinais que você transmite ao executar suas atividades na empresa. Anote em um papel e guarde em um local particular, depois de alguns dias leia novamente com a atenção e faça uma reflexão.

Cabe destacar que, não refletir no mesmo dia é importante para não deixar que os sentimentos prejudiquem a sua interpretação do feedback.

Grande abraço, e tenha uma excelente semana.

Caso queira ter acesso aos detalhes da pesquisa, segue abaixo: <https://academic.oup.com/oep/article/70/3/591/4962464#117800032><https://exame.abril.com.br/carreira/os-pilares-da-confianca-no-trabalho-e-como-construi-los/>

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