Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

A LIMPEZA URBANA NO NORTE PARANAENSE


Por Engenharia Urbana - Diego Sanches Publicado 06/05/2019 às 20h00 Atualizado 21/02/2023 às 04h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em 2016 foi publicada a primeira edição do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana para os municípios brasileiros (ISLU). Com publicações anuais, já temos três edições, e portanto ótimas oportunidades de analisar o desenvolvimento desse setor nos municípios.


Mas primeiro, o que é limpeza urbana? É o conjunto de medidas que, juntas, levam à manutenção do estado de bem-estar e higiene das cidades. Começa pela varrição das ruas, passa pela coleta de resíduos e rejeitos, e termina na sua disposição final.

O Índice, por sua vez, é um número (de 0 a 1) calculado através de indicadores predefinidos que refletem a conduta do município quanto às recomendações feitas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.


Ele é calculado baseado em elementos essenciais como a abrangência e a sustentabilidade financeira da prestação dos serviços, o percentual de reutilização dos resíduos, o impacto ambiental, entre outros. Fatores esses levados em conta devido à sua importância na manutenção inclusive da saúde da população.


Um dos pontos considerados é o engajamento do município, não só como responsabilidade de seus governantes, mas principalmente como educação da população.


Em nossas casas, qual é o modo mais eficiente para manter o ambiente limpo? Não sujando, é claro. Quem nunca sofreu com a ira de alguém que acabou de passar pano no chão, ao pisar lá desatento? E quem não fica bravo vendo a audácia do indivíduo sujando onde você acabou de limpar?


Brincadeiras à parte, esse é o espírito. Segundo o produtor do Índice, cidade limpa é aquela em que menos se suja. Se sujamos, o município deve limpar, se sujamos muito, o município deve limpar ainda mais. E isso gera custos, pagos por nós mesmos.


Historicamente o território nacional é heterogêneo nos aspectos de saneamento. Pois em um dos países de maior área do mundo, com diferentes climas, culturas e povos, a homogeneidade não é uma opção.


Analisando os resultados constatamos que (comparado à realidade da maioria do território brasileiro) o Paraná – bem como toda a região Sul – não decepciona.

Logo na primeira edição, em 2016, o primeiro colocado entre todos os municípios brasileiros foi Nova Esperança. Com um índice de 0,900 (ótimo), a cidade se destacou como um padrão a ser seguido.

Entretanto, o índice deixa claro que podemos nos descuidar. Em 2017, o valor caiu para 0,714 e em 2018 para 0,713. Apesar da queda, a cidade ainda mantém bons números. Vale ressaltar que, normalmente, as cidades pequenas estão melhor posicionadas no ranking, já que, uma vez equilibrada a questão financeira, é mais fácil alcançar a excelência.


Dentre as cidades com mais de 250 mil habitantes, o Norte Paranaense também está muito bem representado. Na primeira edição, Maringá (com um índice de 0,730) apareceu atrás apenas de Santos e Rio de Janeiro. Com a melhora em 2017 (0,744), o município alcançou o primeiro lugar do país entre as grandes cidades. Já em 2018, Londrina foi o segundo melhor município da região Sul, atrás apenas de Caxias do Sul.


Todos esses dados estão disponíveis nas três edições do Índice. Podemos analisá-los e apontar os pontos de melhoria. Afinal, essa é a maior utilidade dos indicadores numéricos.

Confira a edição 2018 nesse LINK.

Todos gostamos de um ambiente limpo e agradável aos nossos sentidos. Promover esse bem-estar também é função da engenharia urbana. Para melhorar ainda mais, a responsabilidade precisa ser compartilhada entre gestores, técnicos e, é claro, a população.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Atraso na compra da vacina da covid-19 adia campanha e deixa Estados sem doses


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…

Geral

Como funcionava o esquema ‘parasita’ de tráfico de drogas para a Europa descoberto pela PF


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…

Geral

Bombeiro atira em passageiro que pulou catraca do Metrô na Luz, no centro de SP


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…