Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Desafios da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos!


Por Engenharia Urbana - Diego Sanches Publicado 22/04/2019 às 20h00 Atualizado 21/02/2023 às 02h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010 traz a obrigatoriedade de elaboração de planos de gestão nas mais variadas esferas da sociedade. A organização se dá dessa forma para que a gestão seja integrada, buscando excelência em um setor cuja eficácia é mínima no país como um todo: a gestão dos resíduos sólidos.


Mas o que é a gestão de resíduos, afinal? Apenas definir gestão não é suficiente para explicar todo o contexto. Assim, vamos parte a parte.


Primeiramente, é importante diferenciar dois conceitos: resíduos e rejeitos. Os resíduos são aqueles provenientes das mais variadas atividades, que não servem mais para a função à qual foram destinados inicialmente. Isso não implica, entretanto, sua inutilização. Seu destino pode ser a reciclagem – formação de novo produto – ou até mesmo a produção de energia. Caso não haja mais utilidade, então, temos o rejeito, que por sua vez deve ser destinado adequadamente.


Os resíduos têm diferentes origens e classificações. É comum pensarmos nos resíduos sólidos residenciais, mas há também os comerciais, industriais, de varrição, de transportes, enfim, das mais variadas atividades do cotidiano.


Duas observações são cabíveis nesse ponto: a reciclagem e produção de energia citados levam à economia de recursos tanto naturais quanto financeiros, facilitando sua viabilidade; e a destinação do rejeito inadequada leva a problemas ambientais, de cunho social e de saúde pública. Problemas esses de responsabilidade do poder público, que terá um esforço muito maior para sua resolução do que para a adoção de um sistema adequado de destinação dos rejeitos.


A gestão dos resíduos sólidos, entretanto, começa bem antes de seu destino final. Ela envolve inclusive os fabricantes dos produtos, passando pela população e poder público.
O poder público deve conscientizar, o comerciante instalar locais de coleta, o consumidor acondicionar e devolver e a indústria retirar e reutilizar ou reciclar o produto, compartilhando responsabilidades. Essa devolução à indústria é chamada de Logística Reversa.

Os avanços mais significativos no setor de resíduos sólidos se dão atualmente no campo de produção de energia: tanto pela incineração quanto pela queima de biogás coletado dos aterros. Aliás, a tecnologia já existente permite que em cada tonelada de resíduos seja produzida energia suficiente para abastecer cerca de quinhentas residências. Se valendo do princípio de poluidor-pagador e protetor-recebedor, essa alternativa se mostra com um belo potencial de prosperidade.


A coleta seletiva, que auxilia demasiadamente na reciclagem dos materiais, já é consolidada em várias cidades. Entretanto, ainda há dificuldades de implantação. O impacto de espaço utilizado no despejo é enorme e é uma alternativa que há muito tempo pede espaço.


Como em todos os campos sociais, os aplicativos também fazem parte da rede de inovações da gestão de resíduos. O premiado (e nacional) aplicativo Cataki é um ótimo exemplo, popularmente conhecido como “Tinder da reciclagem”. Brincadeiras à parte, o mecanismo é simples: conectar cidadãos comuns aos catadores regulamentados.


Por fim destaco a importância de nos conscientizarmos sobre o grande desafio que os resíduos sólidos urbanos nos impõe. Só assim poderemos fazer a nossa parte e cobrar do poder público que faça a dele.

E você, qual a sua opinião sobre o assunto ?

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Homem é acusado de estuprar e manter turista de São Paulo em cárcere privado no Rio


Um homem de 35 anos foi preso pela Polícia Civil acusado pelos crimes de estupro e cárcere privado contra uma…


Um homem de 35 anos foi preso pela Polícia Civil acusado pelos crimes de estupro e cárcere privado contra uma…

Geral

‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto do Brasil no fim de semana; saiba como observar o fenômeno


Conhecido como Cometa do Diabo, o cometa 12P/Pons-Brooks que continua se aproximando da Terra poderá observado do Hemisfério Sul, incluindo…


Conhecido como Cometa do Diabo, o cometa 12P/Pons-Brooks que continua se aproximando da Terra poderá observado do Hemisfério Sul, incluindo…