Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Falta de projetos impede municípios paranaenses de obter empréstimos!


Por Engenharia Urbana - Diego Sanches Publicado 15/04/2019 às 20h30 Atualizado 21/02/2023 às 01h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Desde a publicação da Lei Estadual nº 15.229/2006, o Estado do Paraná só pode firmar convênios para financiamento de projetos e obras de infraestrutura, equipamentos e serviços, com municípios que tenham seu Plano Diretor aprovado pela respectiva Câmara Municipal.

Conforme o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor de um município tem a finalidade de assegurar o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento urbano. Podemos dizer que ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, ou seja, é a principal ferramenta para se planejar um município.

180 municípios paranaenses podem ser impedidos de obter empréstimos estaduais

Portanto, é grave a constatação da Diretora de Operações do PARANACIDADE (Entidade jurídica sem fins lucrativos que coopera com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – SEDU), Camila Scucato, de que 180 dos 399 municípios do Paraná estão com os Planos Diretores Municipais vencidos, e podem ser impedidos de obter empréstimos do Sistema de Financiamento aos Municípios, dificultando ainda mais a gestão dessas cidades.

Você sabe se o seu município está com o Plano Diretor em dia?

Não acha que vale a pena fiscalizar essa questão?

Enfim, todos nós, como cidadãos, devemos cobrar que nossos representantes mantenham o planejamento urbano em dia, pois ou os municípios passam a ser geridos com maior eficiência, ou serão paralisados.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação