COLUNISTAS

10 curiosidades que você precisa saber sobre Veneza

Publicado por Eu Gostaria de..., 09:20 - 12 de Junho de 2019

O tempo passa tão rápido não é mesmo? Já faz mais de um ano e meio que estamos na estrada conhecendo muitos países ao redor do mundo.


Agora iniciamos nossa nova temporada na Europa, serão 3 meses conhecendo países, histórias e muitos vilarejos. O mais legal é que vamos contar tudo aqui para vocês.

Bloco de Imagem

Foto: Eu gostaria de...

Desembarcamos direto em Veneza, na Itália. Sempre tivemos vontade de conhecer e lá descobrimos muitas curiosidades desse lugar encantador. Por isso, listamos 10 fatos para vocês:


1. Veneza é formada por ilhas


Várias ilhotas foram criadas por homens, eles expandiram as porções de terras através de aterramento, colocando terra sobre a água e unindo os pedaços de terra que estavam separados pelo mar. A engenhoca esta firme até hoje, eles fincaram madeiras na argila compactada que se tornavam como pedras por não ter contato com ar atmosférico, a madeira não se decompõe. Por essa razão que a cidade tem tantos canais e é interligada por pontes.


2. Transporte é feito por barcos


O grande diferencial da cidade é que ela tem mais de 150 canais e 400 pontes. Aqui não transitam carros, para chegar até as casas ou fazer mudanças, você precisa de um barquinho. Os vaporettos, por exemplo, são barcos a motor e a “passagem” custa em media € 7,50 euros, o que torna o transporte muito caro. Mesmo assim, essa é a opção mais barata, caso queira um barco taxi você vai ter que pagar uma fortuna por isso.


3. Gôndolas


Quando se pensa em Veneza rapidamente se pensa nos passeios das gôndolas. Quem já não viu uma foto dessas? Mas o passeio é um tanto caro, custa cerca de € 80 euros por 30 minutos. Mas para se tornar um gondoleiro não é nada fácil, eles precisam fazer um treinamento rigoroso com mais de 400 horas e aprender toda a história de Veneza. Eles realmente tem que ser bons, pois as gôndolas são enormes, com cerca de 11 metros de comprimento.

Bloco de Imagem

Foto: Eu gostaria de...

4. Milhares de turistas todo ano


Por ser uma cidade muito importante por causa de sua arquitetura, Veneza atrai milhares de turistas todo ano. O curioso é que o número de turistas é quase igual ao dos moradores. Veneza tem 55 mil habitantes e recebe cerca de 50 mil turistas por dia.


5. A quantidade de moradores está diminuindo


Com tantos turistas, os moradores não ficam nada contentes. A população está diminuindo de uma maneira drástica. Este turismo de massa é o que faz de Veneza uma cidade cara.


6. Veneza é uma cidade muito vulnerável a elevação do mar


Segundo especialistas Veneza pode ficar submersa sob a água até 2100, por causa do aquecimento global, já que a elevação do nível do mar tende a subir cada vez mais rápido.


7. Às vezes Veneza fica inundada 


Como Veneza é cercada pelo mar, em algumas épocas do ano o vento forte leva a maré alta para as partes baixas da cidade, que ficam alagadas. Em casos mais graves, a maré pode inundar cerca de 70% da cidade. Isso ocorre com mais frequência entre novembro e dezembro.

Bloco de Imagem

Foto: Eu gostaria de...

8. Veneza já afundou mais de 20 centímentros


Veneza afunda cerca de 2 milímetros por ano. Nos últimos anos, a cidade afundou aproximadamente 20 centrimetros. Isso se dá por causa da constante extração de água subterrânea, além da elevação do nível das águas e exploração de poços artesianos. A compressão natural do solos é consequência dessas ações.


9. A palavra ciao nasceu em Veneza


Aqui, para dar oi e tchau as pessoas usam a palavra ciao. Com o passar do tempo, essa expressão foi se expandido para outras regioes da Itália e do mundo. Até o nosso “tchau” brasileiro tem origem veneziana e a sonoridade é bem parecida com a da palavra ciao.


10. Veneza cheira mau?


Muito já ouviram falar sobre o mau cheiro da cidade. Nós não sentimos esse cheiro que todos falam, mas fomos saber mais. Descobrimos que isso acontece mais no verão, por causa da falta de chuva. As marés diminuem e as algas da laguna entram em contato com a atmosfera. Quando estas algas se deteriorizam, causam mau cheiro.

Querem acompanhar ao vivo toda essa jornada? É só seguir nosso Instagram, que todos os dias tem stories de cidades diferentes da Europa. E fiquem ligados toda terça e quinta, pois tem vídeo novo no nosso canal do YouTube. Se inscrevam para receber todo conteúdo em primeira mão.

Bloco de Imagem

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo