COLUNISTAS

CURIOSIDADES DE MOÇAMBIQUE - ÁFRICA

Publicado por Eu Gostaria de..., 17:00 - 04 de de 2019

A primeira coisa que nos chamou atenção foi a vestimenta das mulheres, todas usam um tecido por cima da roupa, chamado de capulana.


Criatividade não falta quando o quesito é cabelo, usam perucas, tranças de vários tipos, apliques, missangas, mudam semanalmente e desde pequenas fazem isso. Os “penteados” são feitos na rua, e você consegue comprar os cabelos em qualquer barraquinha. Comum também usarem lenços na cabeça como um adereço.

Bloco de Imagem

Moçambique é o único pais com um nome só que possui todas as vogais em sua escrita. O nome do país surgiu através da ilha de Moçambique, que foi a primeira capital do país. O idioma oficial é o português, mas existem muitos dialetos falados entre eles.

Bloco de Imagem

Por todo o lado existem crianças, uma população extremamente jovem. A estimativa é que 50% da população tenha menos de 15 anos. Aqui não existem carrinhos para levar os bebês, eles são carregados nas costas das mães.


Para colocar o filho nesta posição, a mãe se curva para a frente, coloca o bebê com a barriga encostada nas suas costas, coloca a capulana por cima do bebê e enrola o tecido em volta dela, prendendo a criança. É possível ver crianças de até cerca de três anos carregadas dessa maneira.

Bloco de Imagem

Nas ilhas do país e na região costeira é comum ver mulheres com rosto pintado de branco, é um tipo de creme natural feito com uma planta chamada mussiro, e tem a finalidade estética e terapêutica.


Praias paradisíacas, aguas cristalinas que te convidam para o mergulho. Aqui tivemos a oportunidade de mergulhar com tubarão baleia, uma sensação incrível!

Bloco de Galeria

Os transportes são bem precários, o mais utilizado aqui são as chapas que é uma van que lotam de passageiros, bagagens, galinhas e transitam por longos quilômetros. As estradas são perigosas, pois não existem acostamentos, sinalização e muitas delas possuem buracos que mais parecem crateras.


Dançar, dançar e dançar, aqui eles tem um molejo que parece que não tem ossos no corpo. Desde pequenos tantos homens quanto as mulheres usam a dança como lazer. Instrumentos locais são utilizados e alegria e sorriso é o que não falta. Passamos por regiões que são conhecidas como cidade da Boa Gente.


Instagram: @eugostariade

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo