Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Ícone da cultura brasileira!


Por Gastronomia com Andrea Shima Publicado 26/10/2018 às 17h00 Atualizado 18/02/2023 às 18h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá pessoas apaixonadas por comida!!
É sempre um prazer escrever para vocês!

Essa semana, falaremos sobre a nossa Feijoada, esse prato ícone da cultura brasileira, que nos representa. afinal, a estação mais fria do ano já passou, mas essa chuvinha da nossa cidade nos faz querer pratos quentinhos, entre eles a Feijoada.

Algumas fontes relatam que o suculento prato nasceu durante a Idade Média, no Norte de Portugal, e foi adaptado aos ingredientes brasileiros, com a vinda dos colonizadores. Outros acreditam que o prato foi uma invenção dos escravos, que recebiam as partes menos nobres de carnes e a misturavam ao grão – o que consiste em uma explicação errônea. Ou seja, ao contrário do que muitos pensam, a feijoada não tem origem nos escravos.

É verdade que ao longo de muito tempo, o prato passou por diversas adaptações até chegar no que conhecemos hoje. Seu preparo foi influenciado pelas técnicas dos cozidos europeus, como o cassoulet francês, a casoeula italiana e a paella espanhola, aliados com ingredientes africanos.

Portanto, nada mais é do que um prato multicultural, assim como o Brasil.
Fato é que independente da origem, a Feijoada é o prato que representa o brasileiro, mesmo sendo considerada exageradamente exótica por aqueles que vem de fora.

Como conclui o antropólogo Câmara Cascudo, ela exige uma iniciação ao estrangeiro, tamanha complexidade de seus sabores. E considerando que todos nós, temos uma paixão por ela, nada mais justo, do que uma receita, para inspirar e encorajar o leitor.

Boa Feijoada gente!!!

Ah, e minha receita é para 10 pessoas, porque feijoada tem que começar com muita gente!!!

Receita de Feijoada:
Tempo de preparo 24 hrs
Serve 10 pessoas

Ingredientes:

  • 1 kg g Feijão preto novo
  • 200 g Carne seca (lagarto, coxão duro)
  • 200 g Costela de porco defumada (cortada)
  • 100 g Paio defumado
  • 100 g Linguiça calabresa defumada
  • 100 g Lombo de porco defumado
  • 100 g Orelha de porco
  • 100 g Rabo de porco salgado e cortado
  • 200 g Pé de porco salgado e cortado
  • Pimenta dedo de moça QB
  • 50 ml de cachaça
  • Qb folha de louro seco
  • 100g de alho picado

Modo de Preparo:

  1.  Lavar as carnes e limpá-las, retirando o excesso de gordura. Retirar as peles das linguiças. Colocar as carnes para dessalgar em água, com 24 horas de antecedência, sem cortá-las. Trocar a água, pelo menos, 4 vezes. Reserve.
  2. Deixar o feijão de molho na geladeira, 12 horas antes.
  3. Aferventar as peças brancas (pé, orelha e rabo) e as demais, separadamente descartando a água.
  4. Cortar linguiças e o paio em rodelas grossas
  5. Cortar carne seca em pedaços grandes.
  6. Cortar o lombo.
  7. Cozinhar a carne seca dessalgada na panela de pressão com agua suficiente até cobrir por 40 minutos, ou até que fique macia (reserve).
  8. Colocar o feijão demolhado para cozinhar em 1 litro e 1/2 de água.
  9. Após a fervura do feijão, acrescentar pé, rabo e orelha, e a costelinha. Junte, também, um punhado de folhas de louro.
  10. Deixe cozinhar em fogo baixo por 40 minutos, ou até estar macio.
  11. Durante o cozimento, retire periodicamente a espuma que subirá na superfície da panela.
  12. Junte a carne seca cozida reservada à panela, deixando cozinhar com os demais ingredientes, mantendo o cozimento por mais 1 hora, sempre retirando a espuma.
  13. Acrescente por último as linguiças (calabresa, paio, lombo), deixando por mais 1 hora de fogo.
  14. Coloque óleo ou banha numa frigideira e frite o alho, deixe fritar, acrescente a cachaça enquanto o óleo está quente, para dar sabor. Tempere a feijoada.
  15. Finalização: 1 hora antes de servir, desligue o fogo e deixe a feijoada descansar, para que os sabores sejam apurados.
  16. Sirva com arroz branco, couve refogada no azeite e alho , torresmo, farinha de mandioca, pimenta, vinagrete e laranja.

Aguardo comentários sobre como ficou para quem tentou fazer hein?
Bon Apettit!

beijos

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…