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16 de abril de 2024

Como fomentar os resultados em empreendimentos varejistas


Por Lilian Caetano, Gestão na Prática Publicado 05/09/2019 às 17h45 Atualizado 24/02/2023 às 03h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Hoje vamos falar de boas práticas de Gestão numa das atividades mais pioneiras do comércio: O Varejo. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.

Entramos no último trimestre do ano de 2019 e mesmo com o consumo reduzido durante a “crise” uma coisa é certa: agora é o melhor momento para você turbinar as vendas!

Será?

Que tal pensarmos em explorar as datas consagradas: Dia das crianças, Natal e Black Friday. Independente dos consumidores externalizarem frequentemente “estamos em crise”, no mês das Crianças irão presentar os filhos, sobrinhos, afilhados e por aí vai…… E também temos o Natal e quem é que deixará de presentear amigos, familiares, namorado(a), filhos nem que for com “apenas uma lembrancinha”? E claro novembro e dezembro com mais dinheiro no bolso (13 salário) o consumidor estará na expectativa de passar o “ fim de ano” bem estiloso(a), então “bora”aproveitar o Black Friday.

Tá vendo quanta oportunidade de vendas? E você, já planejou ações eficientes para conquistar seu cliente e fechar a venda?

O fato é que o período traz perspectivas de aumento nas vendas, independente do segmento. A questão é: Como conquistar o cliente em tempos de incertezas? Como atrair meu cliente numa época em que ele passou a considerar diversos fatores antes de realizar a compra? Já pensou em deixar de vender “seu produto”específico e vender soluções? Seja criativo, crie maneiras de torna a compra fácil,acessível e prazerosa.

Dicas práticas para impulsionar suas vendas

• Estabeleça objetivos: Analise seu público-alvo, verifica como você poderá abranger geográficamente esses clientes, seja online ou atraí-lo para a loja física;

• Definição de metas: O que faremos, como, quando, quem e quanto custará, e envolva toda equipe para que todos tenham o mesmo alinhamento de propósito;

• Ações promocionais: Estude as estratégias de descontos, prazos, brindes, demonstrações, sorteios, entre outros, ficando sempre em alerta o retorno disso, não pode ter perca.
As promoções despertam o “desejo de comprar”, aqui é o momento de adotar o método ganha-ganha, ou seja: Compre 1 leve 2, ou compras categorizadas por valores: acima de 100,00 / 200,00 ganhe um brinde, enfim, use a criatividade para melhorar seus números.

• Ações cruzadas: Crie promoções em parcerias com empreendimentos que vendam produtos ou serviços complementares. Por exemplo: Na compra da linha completa para tratamento capilar, você ganha uma hidratação no salão.

• Divulgue as ações: Divulgue nos canais de comunicação para alcançar seu público-alvo.

• Crie campanhas de fidelização: Sabe aqueles cartões de pontos acumulativos? Eles são ótimos para fidelizar o cliente e estimular a recompra. Use e abuse dessa técnica!

Empreendedores varejistas,lembrem: Datas comemorativas+consumidores com mais dinheiro no bolso= Aumento das vendas!

Tá vendo, quantas dicas para você colocar em prática, atrair e fidelizar mais clientes?

Bora ampliar as vendas?

Grande abraço!

Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria

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