Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Indicadores de desempenho


Por Gestão na Prática Publicado 14/01/2019 às 21h00 Atualizado 19/02/2023 às 15h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Semana passada abordamos a Gestão de maneira F.O.F. A, e hoje iremos entender por que é importante ter um sistema de indicadores de desempenho. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.

O que é esse tal de indicador?

Segundo a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), indicador que também é denominado “indicador de desempenho”, são informações quantitativas ou fatos relevantes que expressam o desempenho de um produto ou processo, em termos de eficiência, eficácia ou nível de satisfação, e que em geral, permitem acompanhar sua evolução ao longo do tempo. Exemplos:índice de lucratividade, índice de satisfação de clientes, índice de rotatividade, índice de não conformidades, taxa de gravidade de acidentes, manutenção de certificação, entre outros.

É o mesmo que KPI?

Sim, Key Performance Indicator (KPI) são os indicadores chave s de desempenho do seu negócio.

Por que utilizar?

O que não se mede não gerencia, e o que não gerencia não evolui. A empresa que está em busca de maturidade de Gestão precisa conhecer o estágio do seu negócio. Definir critérios, metas, objetivos e propósitos são essenciais para medir esse estágio de gestão, portanto é preciso estabelecer indicadores de desempenho.

Como eu faço?

Listar o que você quer medir e gerenciar, o que para VOCÊ é importante controlar? Lembrando que não é quantidade de indicadores, e sim a efetividade em medir, analisar e gerenciar os dados que vão impactar nos seus resultados. Após definir e validar os indicadores que serão gerenciados, comunique sua equipe, comunicar quer dizer tornar comum, então torne comum em sua empresa a cultura de disseminar os propósitos a perseguir e consequentemente colherás os resultados.

Qual a frequência de análise dos indicadores?

Ao definir os indicadores que serão importantes para sua empresa medir e gerenciar, a sugestão é que neste momento também seja validado a frequência de análise, como por exemplo: Indicador de rotatividade – se o histórico de rotatividade em sua empresa é baixo, você pode estabelecer como frequência de medição trimestral, ou seja, você determina o índice de frequência. A sugestão é que todo mês faça uma análise dos indicadores, e trimestralmente a realização de análise crítica de todos indicadores, fazendo análises comparativas por trimestre e estabelecendo novas ações. A regra é: Ter disciplina em gerenciar seus dados, e não basta apenas medir, mensurar, analisar é preciso saber LER os dados.

Exemplos práticos

Conclusão: Foco em Gestão por metas e resultados

Os indicadores de desempenho permitem as empresas/organizações avaliarem a efetividade das estratégias e planos adotados. Possibilita estabelecer metas e compará-las com informações internas e verificar em quais fatores a empresa está melhorando ou tendo dificuldades. Essas informações facilitam a avaliação sobre a sua competitividade no mercado de atuação. Com a medição e gerenciamento dos dados é possível identificar falhas e estabelecer correções a tempo dos desvios, corrigindo e agindo a tempo.

VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA?

Semana que vem vamos entender como a organização no ambiente de trabalho é determinante para o direcionamento de uma Gestão +Prática.

Grande abraço!

Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso


A pecuarista Inês Gemilaki, com apoio do filho, o médico Gemilaki Dal Poz, é apontada pelo polícia do Mato Grosso…


A pecuarista Inês Gemilaki, com apoio do filho, o médico Gemilaki Dal Poz, é apontada pelo polícia do Mato Grosso…

Geral

Como eram a Grande Pirâmide e a Esfinge no Egito Antigo? Tour de Harvard faz viagem no tempo


Uma iniciativa internacional sediada na Universidade Harvard (EUA), chamada de Projeto Gizé, reconstruiu em um modelo 3D da Grande Pirâmide…


Uma iniciativa internacional sediada na Universidade Harvard (EUA), chamada de Projeto Gizé, reconstruiu em um modelo 3D da Grande Pirâmide…