Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Qual a segurança da informação no mundo online?


Por Gestão na Prática, por Lilian Caetano Bueno Publicado 11/02/2019 às 20h00 Atualizado 20/02/2023 às 00h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Hoje iremos entender a importância da proteção do Sistema de Informação para garantir a segurança e preservação dos dados da sua empresa. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir

O que é Segurança da Informação?

A segurança da informação diz respeito à proteção de determinados dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores para uma organização (empresa). Entende-se como informação todo o conteúdo ou dado valioso para a organização, que consiste em qualquer conteúdo com capacidade de armazenamento ou transferência, que serve a determinado propósito e que é de utilidade do ser humano.

Atualmente, a informação digital é um dos principais produtos de nossa era e necessita ser convenientemente protegida. A segurança de determinadas informações podem ser afetadas por vários fatores, como os comportamentais e do usuário, pelo ambiente/infraestrutura em que ela se encontra e por pessoas que têm o objetivo de roubar, destruir ou modificar essas informações.

Confidencialidade, disponibilidade e integridade são algumas das características básicas da segurança da informação, e podem ser considerados até mesmo atributos.

Qual o objetivo de eu ter isso na empresa?

Proteger os dados de sua empresa, como faturamento, rede de cliente, projetos do seu produto ou serviço, todas as informações sigilosas pertinentes ao seu empreendimento.

Quais passos para ter essa segurança?
Álvaro Montan, Especialista em Segurança de Banco de Dados, relata que o Diagnóstico é o primeiro passo, pois com ele entende-se o TIPO DE DADO TRAFEGADO, por exemplo: digamos que você possui uma loja na web, constam informações de dados bancários, constam dados cadastrais, ou uma indústria que precisa manter em segredo a fórmula que utiliza em determinado produto, com base nessa análise de “tráfego de informação” permite de maneira mais assertiva a “escolha” do software gerencial adequado para sua necessidade.

Com a adoção do software a consolidação da informação torna-se mais rápida, pois com essa tecnologia, toda a informação da empresa é organizada em um único lugar, facilitando o controle e acompanhamento dos resultados, e para proteger esses “resultados” é importante à adoção de sistemas de antivírus ou firewall, lembrando que estes são medidas preventivas de segurança, e empreender com segurança é investir continuamente em produtos de segurança.

4 (QUATRO) benefícios de implantar o sistema de segurança

– Imagine todo sistema de TI de sua empresa invadido por hackers e todas as informações sigilosas serem divulgadas? Segurança é o maior ganho que temos ao investirmos em Tecnologia da Informação (T.I);

– Aumento de produtividade: A produtividade está diretamente relacionada com a capacidade de atender demandas de clientes e parceiros comerciais. e para que estas demandas sejam cada vez maiores você precisa gerenciar uma série de fatores, com a tecnologia da informação você tem mais felicidade de tomada de decisões;

– Redução de custos: Nos dias atuais, com apenas um clique você faz cotações em vários lugares, e desta maneira podemos usar a tecnologia da informação para fazer estas buscas e retornar o melhor custo beneficio;

– Melhoria no atendimento ao cliente: A sugestão é utilizar ferramentas que definem um perfil do cliente e usar esta informação para garantir sua satisfação, isso tudo em tempo real, existem plataformas que analisam os cliques de cada usuário da grande rede e através do perfil traçado, permitindo assim que a empresa ofereça apenas o que é de interesse do comprador, ganhando agilidade na operação e transparência na relação com o cliente.

CONCLUSÃO

– Solicite um diagnóstico de um profissional de T.I;
– Elabore políticas de segurança da informação;
– Crie hierarquias de permissões e controle de acesso das informações;
– Desenvolva plano de contingência, para saber lidar e agir na prevenção de danos maiores em dados da sua empresa.

Grande abraço!

Lilian Caetano Bueno.
Trading Consulter
Scamper Consultoria

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…