Fechar

COLUNISTAS

As duas faces da ambição

Player

Publicado por Gilson Aguiar, 09:03 - 13 de Fevereiro de 2019

Quem não tem ambição? Se não tem deveria ter. Ela é necessária para o movimento na vida. O deslocamento em busca de se transformar e impulsionar as pessoas a nossa volta. Quando nos movimentamos a busca de algo que nos interessa, promovemos em cadeia um movimento.


Ter ambição é um pré-requisito para o sucesso pessoal e profissional. Se ambiciona um cargo, um título, um relacionamento, um bem ou serviço. Quantas coisas podem ser ambicionadas? Inúmeras. Até a salvação para os quem tem fé e acreditam na existência de um Céu ou inferno.


Para se alcançar o que se deseja é preciso envolver outras pessoas. Tem as que são aliadas na sua busca e as que são um obstáculo a sua conquista. Até onde vai nossa capacidade de respeitar os envolvidos? A manipulação das pessoas para se chegar onde se quer define o nosso caráter de ambicioso.


Alguns não medem esforços para atingir seus objetivos. Ambicionam na proporção que são capazes de manipular pessoas e regras para atingir o desejo. Como um “rolo-compressor” passa por cima de tudo. Pagam o preço na proporção. Vão construindo inimigos na medida em que avançam e destroem a possibilidade dos outros.


Quando atingem seu tão desejado interesse, satisfazem sua ambição, tem atrás de seu caminho uma imensidão de pessoas feridas. Inúmeros inimigos dispostos a esperar a oportunidade para dar o golpe de vingança. Poucos aliados. Em sua maioria, os que ficam ao lado estão ligados a interesses de satisfação superficial e sem comprometimento.


Logo, não há problema na ambição. Ela deve existir. O como satisfazê-la é um elemento fundamental para que não se provoque a morte de muitos e não se tenha que pagar caro por um objetivo atingido.


Conquiste, tenha ambição, mas no caminho construa relações, faça aliados. Tente evitar atritos e inimigos. Se for necessário, seja, de forma possível, honesto com os opositores. Dê ao outro respeito, mesmo não concordando. O concorrente pode ser adversário, mas um dia pode ser um aliado necessário para legitimar suas conquistas.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo