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25 de abril de 2024

Atenção na hora de comprar pela internet!


Por Juridiquês Direto Publicado 03/10/2018 às 19h00 Atualizado 18/02/2023 às 11h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Vamos falar hoje um pouco sobre o comércio eletrônico!

É quase certo que você já comprou algum produto pela internet. Essa modalidade de comércio está chamando bastante a atenção pelo seu grande crescimento nos últimos anos, com consumidores sendo atraídos pela comodidade, variedade e por preços mais vantajosos.

No entanto, não raras às vezes, devido ao ambiente da internet e pelas facilidades divulgadas, vemos notícias de fraudes e de pessoas sendo lesados em produtos e informações cadastrais.

Mas este tipo de comércio é seguro? Suas vantagens compensam os riscos? A quem devemos recorrer em caso de fraude?

Não se pode garantir 100% de segurança na atividade do comércio eletrônico, pois, ao lado de empresas sérias e comprometidas, nos deparamos com grupos que vislumbram nesse tipo de comércio uma fórmula bastante eficaz na aplicação de golpes.

Uma oferta demasiadamente vantajosa ou preços excessivamente baixos quase sempre fazem o consumidor se esquecer de tomar alguns cuidados básicos, tornando-se uma presa fácil rumo a uma armadilha.

A seguir, algumas dicas bastante simples que poderão observadas antes e durante a compra e que, com certeza, irão contribuir para diminuir o risco nesse tipo de comércio.

Em primeiro lugar, evite fazer compras usando computadores compartilhados, em lan houses ou cybercafés. Se o site oferecer a opção para armazenar seus dados bancários ou o número de seu cartão de crédito, não aceite. Instale um antivírus e atualize-o frequentemente. Faça uma busca em sites de comparação de preços ou em folhetos de ofertas.

Além disso, desconfie sempre de preços muito baixos ou de vantagens excessivas!! Pesquise!!
Também procure verificar se no site escolhido se consta o nome comercial, com CNPJ ou CPF, endereço físico do estabelecimento e informações de contato. Da mesma forma, é interessante verificar os termos da política de troca, condições e prazos de entrega, inclusive quanto ao custo do frete. Não menos importante, verifique os canais de atendimento ao cliente

Lembre-se: O Código de Defesa do Consumidor incide sobre as relações de consumo somente em sites de empresas com escritórios ou representação no Brasil.

Então, quando você for comprar em sites internacionais, dê preferência àqueles que usam as intermediadoras de pagamento, pois caso o produto não seja entregue, o valor da compra poderá ser devolvido.

Quais são seus direitos ao comprar online? Direito à informação clara e precisa; Proteção contra publicidade enganosa; Direito de arrependimento; Garantia legal; Cumprimento à oferta; Responsabilidade solidária; Disponibilidade de centrais de atendimento ao consumidor. Esses direitos também se aplicam às compras realizadas por telefone ou outros aparelhos.

Depois da compra, imprima e/ou salve o conteúdo da tela. Guarde o número do pedido, a data e a hora em que ele foi realizado. Anote os números de protocolo e não descarte os registros de contatos efetuados via e-mail ou via central de atendimento.

Se o produto não chegar, contate o fornecedor/vendedor. Caso o problema não seja resolvido, o consumidor pode registrar uma reclamação no PROCON.

Você pode se perguntar. E se o produto chegar com defeito, violado ou diverso daquele pedido?

Bom, esse é assunto para o próximo encontro!

Foto da capa: Ilustrativa/Pìxabay

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