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18 de abril de 2024

Nesta semana tem liquidação no varejo de maringá, você está preparado?


Por Marketing e Varejo / Por Alexandra Staudt Publicado 12/02/2020 às 11h00 Atualizado 24/02/2023 às 01h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A semana já começou em festa para o comércio de Maringá. Há vários dias a Associação Comercial e Empresarial de Maringá, ACIM, divulga a 35ª edição de sua liquidação, a Maringá Liquida. Neste ano a campanha vem com novidades: além do investimento em mídia e organização para que todo o comércio da cidade participe, a Associação lança mão de estratégia de marketing de incentivo para instigar o público e impulsionar ainda mais as vendas do comércio.

Você está preparado para esta liquidação?

A Maringá Liquida conta com duas edições ao ano, sempre em períodos de liquidação das coleções de verão e de inverno. É tempo de fazer seu estoque girar para se preparar para a próxima estação e garantir peças atrativas para campanhas de Páscoa, Mães, Namorados…

A pergunta é: Se todo o comércio participa, como faço para instigar o cliente a comprar na minha loja?

Vem aí vai a resposta mais clichê de todos os marketeiros de plantão: NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO…
Bem, não existem garantias, é preciso conhecer a fundo o seu cliente, entender quais os gatilhos que geram o desejo pela compra e como ele decide se irá comprar na sua ou em outra loja. Difícil? Não se você for um empresário atento ao seu negócio, certo?

Bem, algumas informações podem te ajudar nisso e o principal é: FAÇA A SUA PARTE!

Você pode começar se colocando no lugar do seu cliente e responder às seguintes perguntas:

– Com tanta informação disponível na internet, você cairia numa liquidação falsa, cujos valores de venda são super elevados dias antes da liquidação para então gerar anúncios de 70% de desconto?

– Você sairia de sua casa para realizar a compra de um produto do qual não precisa e pelo qual não anseia, só porque está barato?

– Em tempos de fast fashion, cabe comprar aquele produto que está há tempos encalhado na prateleira da loja?

– Como você sabe se a liquidação de uma loja está atrativa se ela não divulga os valores?

Bem, a partir dessas perguntas cabe traçar algumas estratégias:

– Crie uma forma de divulgar sua loja e seus produtos para que seus clientes saibam que você está participando da liquidação, pode ser pelo rádio, TV, panfletagem, carro de som ou até sinal de fumaça, mas divulgue.

– Ofereça “produtos chamariz”. São aqueles produtos incríveis que você vende abaixo do custo só pra receber o cliente na sua loja. Encare isso como investimento em marketing, depois que o cliente estiver na loja, com um layout adequado e uma equipe de vendas bem treinada, ele certamente fará as compras por impulso, levando na sacola aquele estoque de que você precisa se livrar;

– Identifique sua loja. Andando pelo comércio e sendo bombardeado por todo tipo de mídias, preocupado com estacionamento, segurança, crianças no colo… o cliente só perceberá que você está participando da liquidação se sua loja estiver devidamente identificada. Aí vale tapete na entrada, arcos de bexigas, cartazes… e não esqueça de uma boa vitrine.

– Não esconda os preços. Pense, se a liquidação tem como objetivo queimar estoque e alavancar vendas a partir de super promoções, tem lógica você ESCONDER os preços na vitrine da sua loja?

– Motive… Sim, motive sua equipe de vendas. É comum que em liquidações o fluxo de pessoas dentro das lojas aumente consideravelmente e os vendedores acabem o dia exaustos e até mal humorados; mantê-los motivados é crucial para garantir o bom atendimento e excelentes vendas. Para isso você pode criar metas diferenciadas, gerar campanhas internas com prêmios por faturamento, oferecer um café da manhã especial para começar o dia e o principal, mantenha-os munidos de muita informação.

A Maringá Liquida acontece entre os dias 13 e 16 (quinta e domingo) de fevereiro, planeje, organize, execute e faça grandes vendas!!!

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