Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

TADEU FRANÇA DO POVO


Por Tiago Valenciano Publicado 29/11/2018 às 11h40 Atualizado 19/02/2023 às 04h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A proposta de escrever uma biografia é sempre uma tarefa muito complicada. Em primeiro lugar, devemos saber selecionar informações, coletar dados e, sobretudo, diferenciar fato de boato, informação de causo, realidade de fantasia. José Tadeu Bento França nasceu em 21 de abril de 1946. Foi Vereador em Maringá, Deputado Estadual e Deputado Federal Constituinte, elaborando o texto de nossa carta magna em 1988. Além disso, foi o primeiro Secretário de Meio Ambiente do Paraná. Isto já bastava para escrever tal biografia.

A história jamais poderia se esquivar de registrar a passagem na vida pública de uma pessoa de alta estirpe, gigante pela própria natureza e de vontade inigualável de servir. Em tempos que a intolerância, o ser servido e os escândalos pairam sobre a política nacional, Tadeu França é um esteio, uma reserva daquilo que imaginamos ser o político, ser o exercício da política, ser-vir às pessoas. Nunca tive medo de trabalho e, este trabalho é prova disto, um singelo presente que não somente eu, mas todos os maringaenses, os paranaenses, os brasileiros dão ao professor de todos nós.

O livro contou, é claro, com diversos encontros durante o ano de 2018 para que chegasse às mãos dos leitores. As pesquisas foram facilitadas, visto que a professora Clarice Bedin França (in memorian), esposa do professor Tadeu, deixou um acervo impecavelmente organizado de sua vida pública. São recortes de matérias jornalísticas, projetos de lei, requerimentos, fotos, enfim, uma série de lembranças que passo a revelá-las.
A estrutura é uma simples linha do tempo, do princípio da família França até o título de Cidadania Benemérita, acima sinalizado.

Além disso, ao longo das pesquisas, o professor – e escritor, surpreendentemente se animou: começou a escrever uma série de memórias, chamadas carinhosamente por ele de “episódios”, que incluímos na íntegra neste livro. Ou seja, o que era pra ser uma biografia feita a duas mãos se tornou uma espécie de bio-autografia, com textos inéditos escritos por Tadeu França entre 2017 e 2018.

Espero que este livro possa inaugurar uma série de biografias políticas em Maringá, área ainda incipente e que não motiva pesquisadores, acadêmicos ou não, a traçar a trajetória de homens públicos. O medo de revelar fatos ou de tratar acerca de temas indesejados deve ficar pra depois. A história pede passagem. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação