Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Coluna no Jornal do Povo


Por Zona Livre Publicado 16/07/2019 às 15h55 Atualizado 23/02/2023 às 12h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

RECESSO
A Câmara Municipal de Maringá realizou na quinta-feira, dia 11 de julho, sua última sessão ordinária antes do recesso. As sessões ordinárias serão retomadas na quinta-feira, dia 10 de agosto.

EMPRÉSTIMOS
Nas sessões da última semana os vereadores aprovaram a autorização para que o Poder Executivo faça operações de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.

SEM UNANIMIDADE
Os vereadores Chico Caiana (PTB), Dr. Jamal (PSL), Jean Marques (PV) e William Gentil (PTB) se manifestaram contra os empréstimos.

CINE TEATRO PLAZA
Um dos emprésimos, no valor de R$ 16 milhões, é para a desapropriação total do prédio onde está localizado o Cine Teatro Plaza.

NÃO É PRIORIDADE
Para muitos, este investimento não é algo urgente a ponto de merecer um empréstimo sem um melhor estudo e planejamento.

MAIS R$ 26,2 MILHÕES
Outro empréstimo autorizado inclui melhorias em praças, ampliação e reforma do terminal rodoviário, construção de unidades básicas de saúde. Detalhe: A saúde tem recursos próprios, vinculados.

RECURSOS DISPONÍVEIS
Um município como Maringá tem condições de conseguir recursos para unidades de saúde por emendas parlamentares e convênios, a fundo perdido.

FATO INÉDITO
Pessoas com vivência em gestão pública comentam que talvez esse seja o primeiro município a fazer empréstimo para contruir um posto de saúde.

DR. BATISTA
Reconhecido pelo trabalho como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná, há cinco mandatos consecutivos (cerca de 10 anos), o médico Dr. Batista também continua realizando palestras em Maringá e região e mantendo um trabalho junto às comunidades.

VEREADORES FUNDAM A UVENORTE
A União Regional de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Norte do Paraná, UVENORTE, foi fundada e reúne vereadores, ex-vereadores e gestores públicos das regiões de Maringá, Paranavaí, Apucarana e Cornélio Procópio. A sua área de atuação abrange 102 municípios.
Seu evento de lançamento e apresentação será o 1o Fórum pela Eficiência das Câmaras Municipais, de 7 a 9 de agosto, com abertura no dia 7, às 13 horas, no Hotel Thomasi, em Maringá.
Inscrições no site www.uvenorte.com.br.
O presidente é o vereador Carlos Roberto (SD), de Nova Esperança. Diego Sanches (DC) é o vice-presidente; Carlos Fenile (Progressistas), de Paiçandu, é o secretário e Suzie Pucillo (Progressistas), é a tesoureira.

NOVA EXECUTIVA PROVISÓRIA DO MDB
A partir do dia 18 de julho o MDB deverá ter nova Comissão Executiva provisória, em Maringá: Presidente, Edson Scabora. Tesoureira, Adriana Beraldo Santana. Membros: Albari Alves de Medeiros, Geison Ferdinandi e Gisele Colombari Gomes.
As mudanças em relação à executiva provisória nomeada pelo Diretório Estadual do MDB, no primeiro semestre, são a saída de Wanderlei de Oliveira Enami e a entrada de Adriana Beraldo Santana. Gisele Colombari Gomes deixa a Tesouraria, que agora ficará sob responsabilidade de Adriana Beraldo Santana.
Todos os membros da comissão executiva provisória do MDB, em Maringá, ocupam cargos na administração municipal.

RECADASTRAMENTO É MANTIDO
O presidente da comissão executiva provisória do MDB de Maringá, o vice-prefeito Edson Scabora, manterá o recadastramento de filiados, até 31 de dezembro. A medida tem o apoio do Diretório Estadual do MDB, presidido por João Arruda.

ARTIGO 19
No entendimento de Edson Scabora e do Diretório Estadual do MDB o artigo 19 do Estatuto do partido não se aplica a comissões executivas “provisórias”. Este artigo impede chefes do Poder Executivo e seus vices, em todos os níveis, de ocuparem cargos nas executivas dos diretórios e zonais.

VOTO NO OBSERVATÓRIO SOCIAL
O Observatório Social de Maringá (OSM) foi classificado como um dos 100 melhores projetos, dentre 2.076 inscritos, do Movimento Bem Maior. A seleção final será feita por votação popular, sendo premiadas as 50 iniciativas mais votadas. Importante que os maringaenses votem no Observatório, reconhecendo a importância da iniciativa que nasceu em Maringá e se multiplicou em várias regiões do país. Um trabalho que promove maior participação cidadã, combate a corrupção e melhora a qualidade da gestão pública no Brasil.
Para votar e apoiar é preciso acessar esse link:
https://movimentobemmaior.org/edital2019vote/
Após a confirmação do cadastro pelo e-mail, é preciso votar no OSM (projeto: OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MARINGÁ – UMA EXPERIÊNCIA DE CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA).

MUDANÇA NO TECPAR
Deve haver mudança na presidência da Tecpar, o Instituto de Tecnologia do Paraná. Fabio Cammarota, ligado à Fundação Dom Cabral, deve ser substituído pelo biólogo Jorge Augusto Callado, ex-secretário do Meio Ambiente do Paraná. Ele também foi assessor técnico da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu e diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Fábio Cammarota foi anunciado pelo governador Ronaldo Caiado, governador de Goiás, como Secretaria Geral da Governadoria. Cammarota foi um dos responsáveis pela elaboração do plano de governo de Caiado no ano passado e tem a confiança do governador.

FRASE
“Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas”.
Peter Drucker

Conheça oportunidades de compra em leilões, em todo o Brasil:
https://www.leiloesjudiciais.com.br/externo/

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…