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24 de abril de 2024

Formação de professores


Por Zona Livre Publicado 22/02/2019 às 14h48 Atualizado 20/02/2023 às 06h47
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Formação de professores é tema de seminário em Maringá. Evento é realizado pela Câmara Técnica de Educação e será neste sábado; as inscrições são gratuitas e limitadas.

“Formação de professores: cenário atual, perspectivas e responsabilidades para próximas décadas”. É com este tema que será realizado o 1º Seminário Maringá Integra-Educação. O evento será neste sábado (23), a partir das 8h, no Teatro Calil Haddad. As inscrições são de graça e limitadas.

O seminário é realizado pela Câmara Técnica de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). Ele é resultado do projeto “Maringá 100 Anos”, que com base no Masterplan, define o planejamento da cidade até 2047, quando ela irá comemorar o 100º aniversário.

O presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem, José Carlos Barbieri, explica que o evento é voltado para professores, pedagogos, diretores e gestores da educação infantil ao ensino superior e das redes municipal, estadual e privada.

“O seminário é a contribuição da Câmara Técnica de Educação do Codem para o pensar e repensar a formação docente para os dias atuais. Precisamos formar professores para alunos mais tecnológicos e dinâmicos. Precisamos aprender novas ferramentas para que o aprender seja mais prazeroso”, afirma ele.

De acordo com Barbieri, o seminário também tem como objetivo valorizar a profissão do professor como agente transformador de vidas em nível pessoal e profissional. “A finalidade é colaborar para que Maringá possa ser, em 2047, uma cidade que possua uma educação inclusiva, transformadora, acessível e inovadora na formação de indivíduos autônomos e críticos”, completa.

Programação – O Seminário contará com uma mesa redonda composta pela Dra. Bernardete Gatti e pelo Dr. Dario Fiorentini. O jornalista e cientista social, Gilson Aguiar, será o mediador.

“Eles foram convidados por serem professores que estudam a formação de docentes no seu dia a dia e por buscarem sensibilizar os professores a pensar e repensar a profissão na sua essência”, comenta Barbieri.

Para participar do evento é preciso se inscrever pelo link – AQUI

O evento tem apoio da Prefeitura de Maringá, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Núcleo Regional de Educação (NRE), Sindicato Estabelecimentos Particulares de Ensino Noroeste Paraná (Sinepe NOPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

O seminário tem patrocínio da UniCesumar, Sicredi, Sistema de Ensino Positivo, Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV), Hotel Golden Ingá e Flores e Delícias Decorações.

Para mais informações ligue no (44) 3901-2290.

Palestrantes:

BERNARDETE ANGELINA GATTI

Tem graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris VII – Université Denis Diderot e Pós-Doutorados na Universidade de Montréal e na Pennsylvania State University.

Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAR e do Programa de Pós-Graduação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Exerceu os cargos de Superintendente de Educação e Pesquisa e de Vice-Presidente da Fundação Carlos Chagas, respondendo pela área de Pesquisa e Educação.

Foi Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais, Coordenadora de Área – Educação, da CAPES, e presidiu a Comissão de Educação do CNPq. Foi membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC.

É atualmente Pesquisadora Colaboradora da Fundação Carlos Chagas e membro do Conselho Estadual de Educação onde preside a Câmara de Educação Básica. Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica.


DARIO FIORENTINI

Tem graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Estágios Posdoutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla.

Atualmente é pesquisador PQ do CNPq (nível 1D) e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado).

Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática. Foi assessor de projetos de pesquisa e programas de formação docente no exterior (Guatemala e Portugal).

Foi Professor Visitante na Universidade de Córdoba (Argentina) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Desde 1996 é assessor científico da FAPESP. No triênio de 2007-2009 e no quadriênio de 2013-2016, foi membro do Comitê de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES – Área de Educação.

Também foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (junho/2010 – julho/2014) e Coordenador Geral de Pós-Graduação da FE/UNICAMP (2011-2014). Desde março de 2015 é Editor Científico da Revista Zetetiké. Desde 2017 é membro do CA-Ed do CNPq.

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