Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Novos abrigos


Por Zona Livre Publicado 16/08/2019 às 16h00 Atualizado 23/02/2023 às 22h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) emitiu na última quarta-feira (14) a ordem de serviço dos novos abrigos de pontos de ônibus, em Maringá. São duas empresas vencedoras da licitação, que vão montar os abrigos. Em setembro será iniciada a instalação dos novos abrigos.

Serão 163 unidades colocadas em 80 vias, até o final desse ano. O investimento é de R$ 1,7 milhão. Os abrigos variam em custo conforme material, formato e tamanho. Os abrigos serão instalados tendo como prioridade a demanda. Os abrigos existentes serão reaproveitados.

Dos 163 novos pontos, 37 são do tipo estação coberta para os corredores de ônibus nas avenidas Morangueira, Kakogawa, Brasil, Tiradentes, Tamandaré e rua Joubert de Carvalho. Eles têm um formato diferente e não podem ser destinados para as calçadas onde estão os modelos mais simples. São quatro tipos de abrigos: simples, com fechamento, duplo e estendido. Alguns terão acessórios e outros não. Por exemplo, o bicicletário não estará em todos os abrigos, sendo opção para locais com ciclovias.

Os 126 abrigos do tipo simples irão para 74 ruas nos bairros. Aos poucos todos os pontos de madeira que estão nos bairros serão substituídos.

Mobiidade – Os novos pontos de ônibus fazem parte de um conjunto de melhorias na mobilidade urbana da cidade, para proporcionar mais segurança e conforto para a população. Entre elas o Bus Rapid Transit (BRT, que significa Transporte Rápido por Ônibus), o ônibus elétrico, o novo terminal urbano, além de melhorias no transporte coletivo como wifi, ar condicionado, câmeras de segurança, entre outros.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação