Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Núcleo de Educação sem mudança


Por Zona Livre Publicado 13/05/2019 às 13h33 Atualizado 21/02/2023 às 18h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

13 de maio, segunda-feira, feriado em Maringá, com desfile de comemoração dos 72 anos. Segundo o anúncio oficial, Maringá realiza hoje o maior desfile da história da cidade, com 70 entidades participantes e 4 mil pessoas no desfile, com carros alegóricos, alas artísticas e música-tema exclusiva.
O tema do desfile é “Mulheres do Ingá: A força e a representatividade das mulheres maringaenses”. Boa lembrança.
Há 131 anos foi assinada a Lei Áurea, pela princesa Isabel, abolindo a escravatura. Esta lei abriu as portas para o fim da monarquia e a proclamação da República, no ano seguinte, 1889.
Parece que 1888 é tão distante, mas são apenas 131 anos e ainda temos que evoluir bastante nas nossas relações de igualdade, inclusão, fraternidade e solidariedade.

CHEFIA DO NÚCLEO DE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ NÃO MUDARÁ
O professor Luciano Pereira dos Santos, que foi diretor do Colégio Estadual Helena Kolody e indicado para a chefia provisória do Núcleo Regional de Educação, no começo do governo Ratinho Junior, deverá continuar no cargo.
Falamos aqui da escolha técnica que foi feita para a chefia dos núcleos regionais de Educação, por iniciativa do secretário de Educação do Paraná, Renato Feder.
Nos demais núcleos o processo seletivo foi realizado. Em Maringá ele foi suspenso antes de terminar. Houve uma grande pressão externa junto ao governador para a permanência do professor Luciano Pereira dos Santos.
Nos desdobramentos do caso, nos bastidores, com alguns detalhes desconhecidos, os deputados estaduais por Maringá se uniram e passaram a apoiar o professor Luciano.
Setores da sociedade organizada também se manifestaram favoráveis à manutenção do chefe do Núcleo Regional de Educação.
Quando esteve em Maringá, reunido com o Codem e lideranças da cidade, Renato Feder elogiou o professor Luciano.
Luciano foi diretor do Colégio Estadual Helena Kolody, em Sarandi. Conseguiu excelentes resultados na escola na integração com a comunidade. A escola foi escolhida pela Secretaria de Educação do Paraná como a melhor da região de Maringá. Mas esses não foram resultados fáceis. Ele é conhecido por ser um gestor austero e disciplinador, o que não agrada a alguns. Estas características lhe valeram alguns processos, que ele contesta na Justiça.
Se não é unanimidade entre os professores e servidores, Luciano é muito popular entre pais, alunos e comunidade do colégio onde trabalhou em Sarandi. Afirmam que ele quer resultados e cobra dos seus comandados ação e trabalho.
A notícia que vem de Curitiba é que o professor Luciano Pereira dos Santos vai continuar chefiando o Núcleo Regional de Educação. Para alegria de alguns e descontentamento de outros.
Uma coisa é certa. Se confirmada essa informação, e ela vem de fonte muito confiável, em Maringá a indicação do chefe do Núcleo permanecerá política, quebrando o critério da escolha com processo seletivo.
Também mostra união entre os deputados, o que é ótimo, e apoio da sociedade organizada valorizado, o que também é bom. A torcida é para que ele realize no núcleo regional um trabalho com os mesmos resultados positivos que alcançou no Colégio, em Sarandi.

BILHETE AZUL
Um fato incomum. A executiva municipal do Progressistas, antigo PP, esteve reunida na manhã da sexta-feira. Após a reunião, distribuiu uma nota em que comunica a decisão de não dar lugar ao vereador Belino Bravin na chapa de candidatos à Câmara Municipal na eleição municipal do ano que vem.
A notícia é surpreendente, considerando que Bravin é o vereador com mais mandatos na história da cidade – está cumprindo seu sétimo mandato – sempre é bem votado. Na última eleição, foi o terceiro mais votado, com 4.892 votos.
A nota do Progressistas é a seguinte:
“A executiva municipal do Progressistas se reuniu na manhã desta sexta-feira e decidiu que o vereador Bravim não terá legenda no Partido para a próxima eleição. A decisão tem como objetivo facilitar a formação de chapa de candidatos a vereador dando a eles maior expectativa de vitória na medida em que Bravin tem reeleição considerada certa. A partir desta decisão, Bravin poderá deixar o partido sem risco de perder o mandato”.

MUDANÇA DE PARTIDO ESSA SEMANA?
Não é oficial, mas nesta semana o prefeito Ulisses Maia deve anunciar a sua filiação ao PSD. É que o governo do Paraná se instalará em Maringá no dia 15 a 17, ou seja, de quarta a sexta-feira. Momento muito oportuno para o anúncio do novo partido do prefeito de Maringá.
Há uma expectativa de que isto se concretize, nos dias em que Maringá será a sede do governo do Estado.
Vamos acompanhar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Não fazemos convites homossexuais’: empresa recusa encomenda de casal, que aciona polícia


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…

Geral

Governo federal avalia PEC para ampliar atuação na segurança pública, diz secretário


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…

Geral

‘Tem professor que fala: ChatGPT, melhora essa aula para mim’, diz secretário de SP


O secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, disse nesta quarta-feira, 24, que o uso do Chat GPT para…


O secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, disse nesta quarta-feira, 24, que o uso do Chat GPT para…