Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Romagnole, 57 anos


Por Zona Livre Publicado 13/02/2019 às 18h00 Atualizado 20/02/2023 às 01h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Grupo Romagnole, fabricante de produtos para o setor elétrico, completa nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, 57 anos de fundação. Sediada em Mandaguari, interior do Paraná, e com unidades industriais em outros quatro estados brasileiros, a companhia comemora o aniversário anunciando investimentos e uma meta arrojada de crescimento para 2019.
De acordo com o presidente, Alexandre Romagnole, a previsão é de que este ano a organização cresça 24%. Segundo o executivo, o otimismo do mercado em relação à recuperação econômica do país e a retomada dos investimentos feitos pelas concessionárias de energia visando a manutenção e a modernização de suas redes elétricas estão gerando uma demanda crescente pelos produtos que são fabricados e comercializados pelas empresas do Grupo.
Além do setor elétrico, para o qual a companhia oferece transformadores, ferragens eletrotécnicas, postes de concreto, cabos e acessórios para redes de distribuição de energia, estruturas para geração de energia solar, equipamentos e acessórios para entrada de energia e para instalações industriais, o Grupo possui ainda um empresa que atua no fornecimento de concreto usinado para o mercado regional da construção civil.
O presidente destaca que há tempos a Romagnole vinha se preparando para este momento no qual a crise que afetou o país começa se dissipar e por isso a organização está pronta para aproveitar as oportunidades que começam a surgir. Ele lembra que nos últimos anos a empresa realizou diversas melhorias em suas fábricas, investiu na qualificação da mão de obra, aperfeiçoou diversos itens do seu portfólio e lançou novas linhas de produtos para atuar em segmentos do setor elétrico que ainda não eram explorados.
O presidente também anunciou que no decorrer de 2019 devem ser investidos cerca de R$ 25 milhões na ampliação, automação e robotização do parque fabril. Com esses investimentos a companhia busca ampliar o volume de produção e ganhar mais competitividade, tanto no mercado interno quando no exterior. Atualmente cerca de 10% da produção é destinada à exportação, percentual que deve subir após a implantação dessas melhorias.
Tecnologia
O investimento em pesquisas com o objetivo de tornar os produtos da marca cada vez mais tecnológicos é outro ponto para o qual Alexandre Romagnole chama a atenção. Ele explica que a modernização das redes elétricas, com a incorporação da eletrônica e recursos de comunicação nesses sistemas, exige dos fabricantes soluções para demandas e problemas que antes não existiam. Segundo ele, a Romagnole está atenta à essa questão e tem buscado no mundo todo as referências para aprimorar aquilo que já fabrica e desenvolver novos produtos.

Grupo Romagnole em números:
2009 colaboradores;
5 unidades industriais de artefatos de concreto – Mandaguari (PR), Pindamonhangaba e Itápolis (SP), Itaboraí (RJ), Cuiabá (MT) e Portão (RS);
2 unidades industriais de ferragens eletrotécnicas e estruturas para painéis fotovoltaicos – Mandaguari (PR);
1 indústria de transformadores elétricos – Mandaguari (PR);
1 unidade de montagem de cabines de entrada, medição, proteção e seccionamento de energia – Mandaguari (PR);
1 distribuidora de produtos elétricos (Onix Distribuibora) – Mandaguari (PR)
1 indústria de concreto para construção civil (Concrefort) – Mandaguari (PR)
R$ 683 milhões foi o faturamento do Grupo em 2018

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Grávida de 7 meses é mantida em cárcere privado por traficantes no Rio


Uma grávida de sete meses, mantida em cárcere privado por traficantes do Morro da Providência, centro do Rio de Janeiro,…


Uma grávida de sete meses, mantida em cárcere privado por traficantes do Morro da Providência, centro do Rio de Janeiro,…

Geral

Emissão de passaporte fora do ar: PF investiga possível ataque hacker


A Polícia Federal investiga uma tentativa de invasão nos sistemas da corporação no início da semana. De acordo com a…


A Polícia Federal investiga uma tentativa de invasão nos sistemas da corporação no início da semana. De acordo com a…

Geral

Idoso morto no banco: motorista e homem que ajudou a colocá-lo no carro dizem que ele estava vivo


A Polícia Civil do Rio de Janeiro ouve depoimentos sobre o caso da mulher que levou um idoso para pedir…


A Polícia Civil do Rio de Janeiro ouve depoimentos sobre o caso da mulher que levou um idoso para pedir…