Fechar

COLUNISTAS

"Tarifa Zero" será estudada na Câmara

Player

Publicado por Zona Livre, 12:00 - 15 de Outubro de 2019

15 de outubro, terça-feira. Faltam 77 dias para o fim do ano.


Dia do Professor.
15 de outubro é uma data sagrada. As professoras e os professores são absolutamente essenciais.
A data de hoje deve nos inspirar a perceber que todos os dias são daqueles que ensinam, que se dedicam a compartilhar conhecimento, a formar pessoas capazes de criticar, criar, construir e produzir desenvolvimento.
Não existe futuro melhor sem educação. Ou seja, nas escolas, com os mestres, mora a nossa esperança de sermos mais justos, mais prósperos, mais felizes.
A todos os professores e professoras todo o aplauso, carinho e respeito


Na coluna de hoje:
- Vereador vai propor estudo da “tarifa zero” para o transporte
- “Tarifa Zero” no Brasil
- Desafios da mobilidade
- Vamos em frente
- Patriota
- Democracia Cristã (DC)
- Candidato a prefeito
- Grande evento da construção e da inovação


ESTUDO SOBRE A “TARIFA ZERO”
O vereador Alex Chaves se interessou muito pelo modelo do transporte coletivo com “tarifa zero”. Ele pretende propor um estudo detalhado na Câmara Municipal.
Alex Chaves foi o presidente da CPI do Transporte Coletivo, que concluiu seus trabalhos em agosto de 2018.


“TARIFA ZERO” NO BRASIL
No país, 14 cidades já implantaram a “tarifa zero” no transporte coletivo. São municípios de 30 mil a 150 mil habitantes. O Observatório das Metrópoles, coordenado pela professora Ana Lúcia Rodrigues, acredita que Maringá tem todas as condições para ser o primeiro município com mais de 400 mil habitantes a implantar a “tarifa zero”.


DESAFIOS DA MOBILIDADE
O atual modelo de transporte urbano em Maringá precisa de reformulações e inovações. Maringá não está sozinha no dilema da mobilidade urbana. Grandes capitais são duramente atingidas pela realidade da necessidade de ir e vir nas cidades.
O transporte individual em massa leva ao entupimento das ruas e avenidas.
O ideal do transporte coletivo esbarra na infraestrutura e no financiamento.
Há obstáculos culturais muito grandes, misturados a status, comodismo e, em outro extremo, econômicos.
Parece unânime que este modelo precisa ser inovado, transformado. Fazer isto exige diálogo, estudos, cálculos e, porque não afirmar, coragem, responsabilidade e ousadia.
Três coisas que estão presentes na história de Maringá, desde a sua criação planejada na prancheta do urbanista Jorge de Macedo Vieira.


VAMOS EM FRENTE
Alex Chaves, vamos em frente! A caminhada por mudanças urbanas em benefício da maioria da população é longa. Mas os primeiros passos são fundamentais. Muito boa a iniciativa.


PATRIOTA
O partido Patriota mantém reuniões aos sábados e quartas-feiras, quando está realizando cursos de formação política.
Também está convidando pessoas para palestras, com vistas a obter informações e conhecimento para plano de governo. Ontem a professora Marina Miotto proferiu palestra sobre "Contribuições da Neurociência para a Educação", na sede do partido.
Compareceram várias professoras e professores da rede pública e privada.
O evento foi organizado pelo Patriota Jovem, coordenado por Robson Vagner, com apoio do pré-candidato a prefeito pelo Patriota, Eliseu Alves Fortes.


DEMOCRACIA CRISTÃ (DC)
Valter Viana, que foi vereador em Maringá e secretário municipal, assumiu a presidência do partido Democracia Cristão (DC) no Paraná.
Viana já presidiu o PHS no Paraná e foi convidado para assumir a presidência estadual do Democracia Cristã pelo presidente nacional, José Maria Eymael.
Detalhe: Valter Viana transferiu o seu título para Curitiba e deverá ser candidato a vereador na capital.
O Democracia Cristã é o antigo Partido Social Democrata Cristão (PSDC).


CANDIDATO A PREFEITO
O Democracia Cristã poderá ter candidato a prefeito em Maringá, no ano que vem.
O jovem Marcos Costa, presidente do SIEP - Sociedade de Integração dos Estudantes Paranaenses, e membro do movimento RenovaBR, é lembrando e incentivado por jovens filiados para ser candidato a prefeito no ano que vem.
A candidatura do DC se enquadra na mobilização de novos líderes, que temos comentado aqui na coluna.


CONECTi CBIC/SINDUSCON NOROESTE
Ontem falamos sobre o evento CONECTi CBIC/Siduscon Noroeste e da vinda do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, no dia 21 de novembro.
A repercussão na internet foi muito grande.
Quero repassar então uma outra informação. O Fashion Hall é um local grande, o maior de Maringá, mas é melhor não perder tempo e fazer a inscrição. Este evento promete bombar e trazer a Maringá gente de outros estados, do Paraná e da região. Deve lotar e muita gente que esperar poderá ficar assistindo a distância.
Informações sobre o evento estão na internet, no endereço https://cbic.org.br/conecti/
Importante se inscrever para assegurar participação no evento.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo