Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Tudo que você precisa saber sobre o Maringá FC no Campeonato Estadual


Por Chrystian Iglecias Publicado 18/01/2019 às 12h00 Atualizado 19/02/2023 às 16h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Maringá FC estreia no Campeonato Paranaense da Primeira Divisão já no próximo domingo (20), às 17h, diante do Rio Branco de Paranaguá, no Estádio Willie Davids. Como em toda transição de ano para ano, muitos se vão e muitas caras novas chegam.

Para o paranaense, montou-se um plantel praticamente todo renovado, com apenas cinco remanescentes do ano que passou e três atletas da base que subiram para a equipe profissional.

Raio-x do elenco do Maringá FC

Goleiros: Victor Golas (ex-KF Trepça’89 do Kosovo), André Ferlini (Ex-Velo Clube/SP) e Guilherme Santos (ex-REC Rolândia)

Zagueiros: Alex Fraga (Maringá FC), Marcelo Xavier (Ex-Cuiabá), Marcos Arthur (Ex-Carlos Renaux) Sheldon (Base Sub-19) e Matheus Rodrigues (Base Sub-19);

Laterais direitos: Alef (Ex-Marcílio Dias), Jean Neves (Ex-Cuiabá) e Duda (Ex-Dunav Rose da Bulgária)

Laterais esquerdos: Júnior Prego (Maringá FC) e Willian Machado (Ex-Brasil de Pelotas);

Volantes: Nem (Ex-Água Santa/SP), Renan Paulino (Ex-Athletico), Gustavo Silva (Base Sub-19) e Romeu (Ex-Coritiba);

Meio-Campistas: Zé Mário (Ex-São José/RS) e Geovane Magno (Ex-Penapolense/SP); Sillas (Ex-Santos)

Atacantes: Dandan (Maringá FC), Everton (Maringá FC), Welton Paraguá (Maringá FC), Tiago Orobó (ex-Qadsia do Kuwait), Matheus Paraná (ex-Nacional de Rolândia), Neílson (Ex-Camboriú) e Vitinho (Ex-Real Sport Club/RS).

Preparação

Desde que o novo técnico, Antônio Picoli, assumiu o comando do Maringá FC, em novembro, a equipe disputou cinco jogos-treino e obteve um aproveitamento de 66% (três vitórias, um empate e uma derrota). De acordo com Picoli, o objetivo no Paranaense é a manutenção do clube na Primeira Divisão.

“Chegamos para a estreia em uma condição bastante interessante, muito próximo daquilo que consideramos ideal para fazer uma grande competição”, afirmou o treinador maringaense.

Regulamento do Campeonato Paranaense

De acordo com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), o sistema de disputa e o regulamento da competição seguem os mesmos parâmetros de 2018, uma vez que o Estatuto do Torcedor exige a sequência por dois anos.

Assim, os clubes serão distribuídos em dois grupos de acordo com a classificação da edição de 2018. O Maringá FC caiu no Grupo A, ao lado de Athletico (campeão na edição passada), Foz do Iguaçu (3º), Londrina (7º), Toledo (9º) e Operário (subiu da 2ª Divisão). No Grupo B, caíram Coritiba (2º), Paraná (4º), Cianorte (6º), FC Cascavel (8º), Rio Branco (10º) e Cascavel CR (subiu da 2ª Divisão).

O torneio será separado em duas taças: a Taça Barcímio Sicupira e a Taça Dirceu Krüger.

Na primeira taça os clubes do Grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. As duas equipes de melhor classificação em seu grupo, jogam as semifinais (1ºA x 2ºA e 1ºB x 2ºB), em jogo único. Os dois vencedores fazem a final.

Já na segunda taça, todos os clubes iniciam a fase com 0 pontos e jogarão entre si, em cinco rodadas, dentro do próprio grupo, em turno único. No final, classificam-se para as semifinais os dois melhores de cada grupo (1º A x 2º B e 1º B x 2º A) e se enfrentam em partida única. Os vencedores disputam a final.

Em caso de final, os campeões de cada Taça se enfrentam em partidas de ida e volta. Caso a mesma equipe conquiste as duas Taças, a mesma será considerada campeão paranaense, sem a necessidade de uma final. Serão rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense os dois clubes que somarem o menor número de pontos consideradas as primeiras fases das duas Taças. 

Tabela do Maringá FC no Campeonato Paranaense 2019

Taça Barcímio Sicupira

1ª rodada – 20 de janeiro
Maringá FC x Rio Branco
Willie Davids – Maringá, às 17h

2ª Rodada – 23 de janeiro
Coritiba x Maringá FC
Estádio Couto Pereira, às 21h45

3ª rodada – 27 de janeiro
Maringá FC x Paraná Clube
Willie Davids – Maringá, às 17h

4ª rodada – 30 de janeiro
Cianorte x Maringá FC
Estádio Albino Turbay – Cianorte, às 20h

5ª rodada – 3 de fevereiro
Cascavel CR x Maringá FC
Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto – Cascavel, às 17h

6ª rodada – 10 de fevereiro
Maringá FC x FC Cascavel
Willie Davids – Maringá, às 17h

Taça Dirceu Krüger

1ª rodada – 10 de março
Foz do Iguaçu x Maringá FC
Estádio ABC – Foz do Iguaçu, às 16h

2ª rodada – 17 de março
Maringá FC x Athletico
Willie Davids – Maringá, às 16h

3ª rodada – 20 de março
Maringá FC x Londrina
Willie Davids – Maringá, às 20h

4ª rodada – 24 de março
Operário x Maringá FC
Germano Krüger – Ponta Grossa, às 16h

5ª rodada – 31 de março
Maringá FC x Toledo
Willie Davids – Maringá, às 16h.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação