Futebol

Calculadora

Veja o que o Maringá FC precisa fazer para se classificar na Série D

Publicado por Chrystian Iglecias, 15:26 - 07 de Junho de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Giovanni Meireles

O elenco do Maringá FC está fazendo neste exato momento o último treino antes da viagem para Santa Cruz do Sul, no RS, onde a equipe enfrenta o Avenida pela última rodada da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro. A partida deste domingo (9) definirá a classificação ou a eliminação da equipe maringaense na quarta divisão do futebol nacional. A vitória garante o Tricolor nos 16 avos de final, já a derrota faria o time da Cidade Canção dar adeus ao campeonato. O outro resultado possível, porém, é o que seria capaz de fazer o torcedor maringaense ficar maluco - o estagiário já ficou - de tanto fazer contas e "secar" outras equipes.


A primeira fase da Série D é composta por 68 equipes, que estão divididas em 17 grupos. Classificam-se para os 16 avos de final, as 32 melhores equipes da fase de grupos. Ou seja: todos os primeiros colocados e os 15 melhores segundos. Neste momento, o Maringá FC é o 13º melhor segundo colocado, com 8 pontos e uma campanha de duas vitórias, dois empates e uma derrota. Para se classificar, o time da Cidade Canção precisa ficar na frente de pelo menos dois dos quatro vice-líderes de grupo com campanhas inferiores até agora.


Estas quatro equipes são: Bragantino do Pará (6 pontos), Central-PE (6 pontos), Corumbaense-MS (7 pontos) e Atlético Patrocinense-MG (7 pontos). A vitória, obviamente, garante o Maringá FC na frente dos quatro. O problema é o empate. Explico: o Bragantino-PA e o Central-PE, em caso de vitória na última rodada, farão os mesmos 9 pontos que o Maringá fará em caso de empate diante do Avenida. O problema é que ambos chegarão ao seu terceiro triunfo na competição, ultrapassando o MFC no primeiro critério de desempate, que é justamente o número de vitórias. Já o Corumbaense e o Atlético Patrocinense, em caso de vitória, vão a 10 pontos e também terminariam à frente do MFC.


E tem mais: nos grupos de Bragantino-PA, Central-PE, Corumbaense-MS e Atlético Patrocinense-MG, todos os terceiros colocados também poderão terminar na frente do MFC em caso de empate contra o Avenida. O Floresta-CE, que tem seis pontos, uma vitória e um gol de saldo, precisa vencer e torcer por tropeço do Bragantino-PA. Ambas as equipes estão empatadas com seis pontos, porém o Bragantino tem uma vitória a mais; O Altos-PI (6 pontos, 2 vitórias e -4 gols de saldo), precisa dos 3 pontos, além de empate ou derrota do Central-PE.


O Sinop-MT (6 pontos, 1 vitória e -2 de saldo), precisa vencer e torcer por tropeço do Corumbaense, além de tirar a diferença de saldo para o Maringá; e o União de Rondonópolis (7 pontos) pode se classificar até mesmo em caso de vitória do Atlético Patrocinense, desde vença por três gols de diferença em relação à eventual vitória do time mineiro.


Depois de toda esta explicação, só é possível dizer uma coisa: Maringá, joga pra frente!


Jogos em que o Maringá terá que ligar o secador em caso de empate no RS:


Grupo A4


Bragantino-PA (2º) x River Plate-PI (1º)
Floresta-CE (3º)x Santa Cruz-RN (4º)


Grupo A5


Central-PE (2º) x Atlético Cearense (1º)
Altos-PI (3º) x Maranhão-MA (4º)


Grupo A10


Palmas Ltda-TO (4º) x Corumbaense-MS (2º)
Sinop-MT (3º) x Iporá-GO (1º)


Grupo A11


Anapolina-GO (1º) x União de Rondonópolis-MT (3º)
Operário-MS (4º) x Atlético Patrocinense-MG (2º)


Todas as partidas da rodada serão realizadas às 18h de Domingo.


 

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo