+ Esportes

Praticado em Maringá

Airsoft: conheça o esporte que simula operações militares e policiais

Publicado por Chrystian Iglecias, 15:14 - 14 de de 2019

Bloco de Imagem

Partida de airsoft disputada em Maringá. Foto: Divulgação

Inventado no Japão entre as décadas de 70 e 80, o airsoft é hoje um dos esportes que mais crescem no mundo. No Brasil, o jogo começou a ganhar em popularidade no ano de 2003. Hoje, em Maringá, o esporte é bastante praticado, já que existem mais de uma dezena de campos de airsoft na Cidade Canção. 


O airsoft é um jogo desportivo que consiste em simulação de táticas militares ou policiais, no qual duas ou mais equipes são criadas para cumprirem objetivos específicos e que determinarão o vencedor da partida. As armas utilizadas no airsoft possuem munições de plástico (não letais).


No Brasil, a modalidade mais comum é o ''For Fun''. Esta modalidade é ideal para iniciantes, já que busca apenas o entretenimento, sem muitas exigências táticas dos jogadores e equipes. No ''For Fun'', os equipamentos são mais básicos e o cenário não é tão detalhado, além de que a quantidade de munição não tem limite.


Nesta modalidade, não há muitas regras de combate, além das regras básicas do airsoft e as regras de segurança. 


A outra modalidade do Airsoft é o ''Milsim', abreviação para ''Militar Simulation'' (Simulação Militar, em português). Na Milsim, os jogos são mais complexos, com mais detalhes e mais próximos da realidade militar. Nesta modalidade, geralmente as missões simulam situações de combate como enfrentamento entre países, captura de terroristas, proteção de presidentes e autoridades em regiões de conflito, entre outras missões. 



Na prática do airsoft, existem três pilares de conduta: honestidade, honra e amizade. O objetivo do jogo é a diversão, e caso estes pilares sejam respeitados, o ambiente e a prática do jogo serão mais prazerosos. Como as munições são bolinhas de plástico (BBs) de 6mm de diâmetro e com 0,2g, o que faz um jogador ser eliminado ou abatido em combate é o próprio acusar-se quando for atingido. Por isso a importância da honestidade na prática do airsoft.


Bloco de Imagem

Ricardo Matiello é maringaense e pratica airsoft. Foto: Divulgação

O empresário Ricardo Matiello, de 42 anos, mora em Maringá e pratica airsoft. Ele conta ao portal GMC Online que começou a jogar há apenas um ano e já é um apaixonado pelo esporte.



''O que mais me motiva é aliar a atividade física, que é intensa em muitos jogos, às táticas de combate. É praticamente um jogo de xadrez, em que você faz parte do tabuleiro, onde por vezes a escolha por uma movimentação pode determinar a vitória ou a derrota. As amizades que fiz no esporte também me motivam muito'', disse.



Ninguém melhor do que Matiello para explicar o cenário do airsoft na Cidade Canção. Ele diz que já jogou partidas de Milsim com mais de 100 jogadores.



''Em Maringá, existem aproxidamamente mais de uma dezena de campos de airsoft, onde cada time é o responsável por cada um destes campos. Os jogos que participo variam de 30 a 60 pessoas, mas já participei de jogos de simulação militar onde mais de 100 pessoas participaram simultâneamente. Uma verdadeira zona de guerra (risos)'', ele brinca.



Os jogos de airsoft acontecem majoritariamente em áreas de grande extensão, propriedades privadas ou em locais onde exista a concessão do espaço para o time que é responsável pelo campo.

Bloco de Galeria
Compartilhe

1 Comentários

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

  • paulo

    paulo

    5 horas atrás
    Top demais, parabens, achei muitas informações legais sobre airsoft neste blog: https://airsofts.com.br/blog

voltar ao topo