Fechar

+ Esportes

Judô

Em Curitiba, Maringá busca medalhas na Taça Paraná

Publicado por Redação GMC, 15:43 - 19 de Outubro de 2018

A Associação de Judô dos Atletas de Maringá (AJAM) compete neste fim de semana, 20 e 21, a Copa Paraná de Judô, no Ginásio Tarumã, em Curitiba. Maringá é uma das 45 equipes inscritas na competição, que reúne mais de mil atletas.


A AJAM embarcará com aproximadamente 35 pessoas entre atletas e comissão técnica. Destaque para Mariana Xavier, atual campeã dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) e 2ª nos Jogos da Juventude (Jojup′s) e Jogos Abertos (Jap′s).


O sistema de lutas é disputado em fase de chave, com confrontos únicos. A competição será no formato livre, em que juntam os estilos estímulo e oficial. A categoria de estímulo são para os atletas da faixa branca até a laranja. Na oficial é da verde até a preta. No judô existem nove modelos de faixas (branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta). São necessários 10 anos de prática para conseguir atingir o nível mais alto do judô e obter a faixa preta.


As categorias são separadas em idades e pesos. “Os atletas estão treinados, mas é uma competição de nível bem equilibrado e vamos fazer de tudo para obtermos os melhores resultados possíveis”, disse o técnico Paulo Pacci.


“Estaremos com a delegação completa, desde nossas primeiras categorias (sub-13) até os masters, que são os atletas mais experientes. Esse evento servirá para dar bagagem para nossos atletas menos experientes”, disse o membro da equipe, Denis Fadel.


Nos Jogos Abertos do Paraná (Jap′s) o judô maringaense ficou na 3ª colocação no masculino e no feminino. Nos Jogos da Juventude (Jojup′s) a equipe ficou na 2ª posição nas duas categorias, ficando atrás de Curitiba.


No judô, são distribuídas quatro medalhas (primeiro, segundo e duas de terceiro lugar) Isso acontece porque dentro da competição quando o atleta perde a luta em determinada fase, ele automaticamente disputa a repescagem que pode colocá-lo em terceiro lugar na final.


Classes e Categorias


Extra Super Ligeiro (Sub-9 a Sub-11)
Super Ligeiro (Sub-9 a Sênior)
Ligeiro (Sub-9 a Sênior)
Meio leve (Sub-9 a Sênior)
Leve (Sub-9 a Sênior)
Meio Médio (Sub-9 a Sênior)
Médio (Sub-9 a Sênior)
Meio Pesado (Sub-9 a Sênior)


Tempos de Lutas:


Sub-9 e 11 = 2 minutos + golden score de 1 minuto
Sub-13 = 2 minutos + 1° vantagem no golden score
Sub-15 = 3 minutos + 1° vantagem no golden score
Sub- 18, 21 e Sênior: 4 minutos + ª vantagem no golden score
Máster = 3 minutos + 1ª vantagem no golden score


Com assessoria


Foto da capa: PMM

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo