Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Pista de corrida será emborrachada e vai custar R$ 6,2 milhões


Por Nailena Faian Publicado 19/09/2018 às 16h11 Atualizado 18/02/2023 às 08h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá está negociando um convênio com o Banco do Brasil no valor de R$ 6,2 milhões para construção de uma nova pista de corrida no entorno do Parque do Ingá.

Em outubro do ano passado, o prefeito Ulisses Maia (PDT) tinha prometido que as obras seriam concluídas até fevereiro deste ano. No entanto, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, o atraso se deu em razão da dificuldade de orçar a obra.

“O que mais demora são os orçamentos. Vencemos essa etapa e agora estamos buscando financiamento, por conta do valor alto”, comenta Purpur.

O projeto prevê uma pista de corrida de 3,5 quilômetros, com 4,5 metros de largura. A superífice será antiderrapante, permeável e flexível, reduzindo o impacto na corrida e caminhada. Não contará com emendas e é antichama,  não tóxica e resistente aos raios UV. O acabamento será em grânulos (0,5 mm a 1,5 mm) de EPDM (Etileno-Propileno-Dieno).

Para não confundir com o vermelho de uma ciclofaixa, será adotada a cor azul.O projeto também prevê iluminação em LED para o trecho,a lém da instalação de bancos, bebedouros, lixeiras e sinalização tátil para pessoas com deficiência visual.

“Aquela divisão de grama que tem entre as duas pistas será eliminada. Será tudo um piso só, sem degraus, para o maior conforto possível”, detalha o secretário.

De acordo com ele, a pista emborrachada também permite que, em danificações futuras, somente o trecho ruim seja substituído.

Depois de acertar o financiamento, a licitação deve ser publicada. A estimativa é de que a obra dure seis meses. Ela será feita por etapas, para que as atividades no local não sejam interrompidas.

Para o presidente da Integração dos Corredores de Maringá (Icom), Genivaldo Menezes, o Ratinho, a construção de uma nova pista é fundamental. “Hoje mesmo uma pessoa caiu lá. São inúmeras pessoas que já se acidentaram, precisamos evitar isso. Queremos a reforma ou construção de uma nova pista para garantir a segurança de quem utiliza o local”, defende.

Desde ontem (18), foi criado um avatar temporário no Facebook com a inscrição “Eu apoio a reforma da pista do Parque do Ingá”. Vários moradores substituíram a foto de perfil atual pelo avatar.

Bosque 2
O próximo local a receber uma nova pista de corrida é o Bosque 2. De acordo com Purpur, o projeto deve ter início logo. “Vamos fazer o levantamento topográfico e iniciar o projeto, que deve seguir o mesmo modelo do Parque do Ingá, com pista emborrachada”, revela. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Corinthians volta a jogar mal e perde para o Argentinos Juniors na Copa Sul-Americana


Em crise dentro e fora de campo, o Corinthians sofreu sua terceira derrota consecutiva nesta terça-feira, em Buenos Aires. Diante…


Em crise dentro e fora de campo, o Corinthians sofreu sua terceira derrota consecutiva nesta terça-feira, em Buenos Aires. Diante…

Esportes

Cruzeiro chega ao 3º empate seguido e segue sem vencer na Sul-Americana; Cuiabá também empata


A vida do Cruzeiro na Copa Sul-Americana não está nada fácil. Nesta terça-feira, pela terceira rodada da fase de grupos,…


A vida do Cruzeiro na Copa Sul-Americana não está nada fácil. Nesta terça-feira, pela terceira rodada da fase de grupos,…

Esportes

Atlético-MG vence o Peñarol, segue 100% e dispara na liderança da Copa Libertadores


O Atlético-MG disparou na liderança do Grupo G da Copa Libertadores, ao vencer por 3 a 2 o Penarol-URU, nesta…


O Atlético-MG disparou na liderança do Grupo G da Copa Libertadores, ao vencer por 3 a 2 o Penarol-URU, nesta…