Fechar

Entretenimento

língua de sinais

Arte na Palma da Mão: DVD de poesia surda será lançado em Maringá

Publicado por Redação GMC, 11:21 - 18 de Setembro de 2018

Com recursos de incentivo à Cultura (Lei Municipal 9061/2012) – Prêmio Aniceto Matti de 2017, o projeto “Arte na Palma da Mão” trata-se da realização de um DVD composto por poesias surdas, que tem como objetivo preservar e difundir a língua de sinais utilizada pelos surdos.


O projeto cultural conta com a produção de Renan Gustavo Parma, coprodução de Alan Gaitarosso e Eloisa Pedroni Pimental e direção de Victória Pedroni.


Poesia surda 


A poesia surda é pouco difundida no meio cultural e centra-se na linguagem estética visual, mesclando língua, imagens visuais, teatro e dança. “Quando a poesia surda é traduzida para o português, ela perde o tom artístico e poético, pois não há relação entre as duas línguas. É por isso que o registro desta arte deve ser realizado por canais visuais, visto que o português não possui estrutura linguística suficiente para registrá-la”, explica Alan Gaitarosso, produtor cultural e um dos responsáveis pelo projeto.


Gaitarosso afirma que a língua de sinal, assim como qualquer língua, tem seu regionalismo, sendo bem diferente de uma região para outra no Brasil. “A falada em Maringá é diferente de Londrina, mesmo sendo cidades próximas. Além disso, é recente, sendo regulamentada em 2002, e a segunda língua oficial do país. Infelizmente nem os próprios surdos às vezes sabem que existe a poesia própria da língua de sinal. O que eles acabam aprendendo é a tradução da poesia ouvinte para a língua de sinais”.


DVD 


Para a criação do DVD, foram realizados encontros e oficinas, para discussões sobre cultura surda e sobre a produção de poesia. Os encontros foram ministrados por Víctória Pedroni, surda, poetisa e professora de poesia em Libras é de Maringá. O DVD de poesia surda é o resultado destes trabalhos, onde foram produzidas uma série de poesias, posteriormente selecionadas e separadas para compor o projeto.


Com o DVD, os produtores pretendem divulgar, para surdos e ouvintes, que existe uma produção literária surda e regional. “Preservar e divulgar a língua de sinais utilizada pelos surdos maringaenses estimula a integração desta comunidade na vida cultural do município e fortalece a língua. Além de possibilitar que os surdos tenham contato com uma forma artística propriamente da sua comunidade, ajudando no seu desenvolvimento pessoal”, reafirma Gaitarosso.


É a primeira vez que um material cultural deste segmento é produzido em Maringá.


Lançamento


O DVD será lançado durante o Sarau “Arte na palma da mão”, no dia 22 de setembro (sábado), às 20h, no Teatro Barracão, em Maringá. Durante o evento as poesias do DVD serão apresentadas ao vivo e o público também terá acesso a palestra “Literatura e poesia surda”, com Victória Pedroni. A palestra terá interprete para que o público ouvinte possa participar e todos os participantes do Sarau ganharão um DVD.


A entrada é gratuita e os convites serão distribuídos a partir das 19h na bilheteria do Teatro Barracão.


Com Assessoria de Comunicação


Leia mais notícias de entretenimento.

Bloco de Galeria
Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo