Fechar

Entretenimento

dia do museu

Conheça 10 museus que estão em atividade em Maringá

Publicado por Luiz Santos, 11:00 - 18 de Maio de 2019

O Dia Internacional do Museu é comemorado neste sábado (18). O objetivo da data é relembrar a importância destes espaços que mantêm a arte, a cultura e a história vivas e mais próximas das pessoas.


Em Maringá, há pelo menos 10 museus e mostras em atividade, com acervos e temáticas diversas. O Portal GMC Online preparou uma lista com estes espaços. Confira:


Museu Dinâmico Interdisciplinar

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Mudi

O Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem como principal diretriz a integração da universidade com o ensino fundamental e médio, além da comunidade em geral.


O local tem exposições que possibilitam a interatividade e seu acervo combina áreas como história, geografia, biologia, química, matemática e física. Temas como produção de mudas, utilização da arte na ciência e malefícios do tabagismo também fazem parte das instalações e experimentos do museu, que também promove cursos e palestras.


O funcionamento do museu é de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Nas quartas-feiras, o local também abre durante à noite, das 19h30 às 22h. Nos domingos, o funcionamento é das 14h às 17h.


O endereço é avenida Colombo, 5790, Zona 7, Bloco 033 (UEM) - Maringá.


Museu da Bacia do Paraná

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Maringá Turística

Inaugurado em 1984, o Museu da Bacia do Paraná funciona na primeira casa construída em Maringá, que foi remontada no campus da UEM. O acervo tem cerca de 3.500 itens – fotografias, fragmentos vegetais e animais, equipamentos, documentos e elementos da cultura indígena.


A maioria das peças foi doada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Os itens são da área de abrangência da bacia hidrográfica do Rio Paraná, que dá nome ao museu. O espaço também é fonte e abriga resultados de pesquisas científicas.


O funcionamento do local é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h15 e das 13h10 às 16h40.


O museu fica localizado na avenida Colombo, 5790, Zona 7, Bloco Q02 (UEM) - Maringá.


Memorial Kimura

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Memorial Kimura

O memorial fica localizado no distrito de Floriano e tem em seu acervo materiais arqueológicos de ocupações pré-históricas da região de Maringá, utensílios agrícolas e domésticos do período do café e itens representativos da colonização moderna. A reunião e disponibilização das peças foram feitas pela família Kimura.


Além disso, há materiais iconográficos sobre a presença japonesa no Brasil e informações sobre e imigração deste povo.


As visitas devem ser agendadas pelo telefone (44) 3224-1752.


O endereço é PR-317, Lote 68b - Floriano.


Museu Biológico do Parque do Ingá

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/PMM

O museu que fica no interior do Parque do Ingá e tem um acervo com exposição de fungos, vegetais, insetário, exemplares da flora e fauna, rochas e pegadas de animais em gesso. O local faz parte dos projetos de educação ambiental do parque.


O funcionamento é de terça à domingo, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.


O local fica na avenida São Paulo, Zona 01, Parque do Ingá – Maringá.


Museu de Geologia

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/UEM

O museu foi inaugurado em 2016 e o acervo do local tem fósseis, amostras de minerais e rochas. Há itens provenientes do Canadá, da Espanha, do México, do Marrocos e do Chile.


Além disso, entre os materiais há algumas raridades, como o meteorito de 1,2 kg que caiu em Iguaraçu em 1977.


A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.


O endereço é avenida Colombo, 5790, Zona 7, Bloco J-01 (UEM) - Maringá.


Museu de História e Arte Hélenton Borba Côrtes

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/PMM

O museu foi criado em 1996 e é dividido em duas partes – o térreo, que abriga exposições temporárias e o 1º andar, onde ficam as exposições históricas. O acervo do local tem aproximadamente 12 mil itens ente fotografias, livros, objetos pessoais, quadros, fitas cassetes e VHS com depoimentos de pioneiros.


A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.


O local fica na avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Maringá.


Museu Cordiolli

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Cordiolli

O museu surgiu do acervo de Laurindo Cordiolli e coleções diversas: canetas, serrotes, relógios, tesouras, carros em miniatura, bicicletas, carros de passeio, caminhões, facas e aparelhos de celular das mais diversas épocas.


As visitas devem ser agendadas pelo telefone (44) 3255-3000.


O endereço é anel viário Prefeito Sinclair Sambatti, 7168 – Maringá.


Museu Esportivo de Maringá

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Museu Esportivo

Camisas, medalhas, troféus, fotografias... O Museu Esportivo de Maringá (MEM) tem um acervo de mais de 1500 itens que contam a história do esporte na cidade.


O local foi criado pelo jornalista e escritor Antonio Roberto de Paula. O MEM já funcionava na internet desde 2014 e três anos depois ganhou uma sede física.


A visitação pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 14h às 18h.


O endereço do MEM é na rua Pioneiro Domingos Salgueiro, 1415, esquina com a avenida Carlos Borges, Jardim Guaporé - Maringá.


Museu Unicesumar

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução/Museu Unicesumar

O museu foi inaugurado 2011 e idealizado para conservar parte da história de Maringá e de seus pioneiros. O local é dividido em quatro partes que se complementam.


A Casa do Pioneiro tem itens da época dos primeiros moradores e esculturas que representam o trabalhador do campo.


A Tulha da Cafeeira Santo Antônio relembra o ciclo da cafeicultura. O Espaço do Automóvel tem carros utilizados nas décadas de 50, 60 e 70. A parte interativa tem cinema e piso mágico.


O local fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Aos sábados, o funcionamento é das 8h às 14h.


Mostra “Mundo dos Dinossauros”

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação/SRM

A mostra Mundo dos Dinossauros está exposta na Expoingá, que vai até o domingo (19). 18 peças entre esculturas realistas e réplicas dos dinossauros estão disponíveis para a visita do público, além de mais de 300 plantas naturais que já existiam na era jurássica.


A ação é promovida pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e tem a parceria com o Mudi. A exposição também conta com peças do museu - fósseis autênticos e réplicas científicas, que exploram história e biodiversidade.


O endereço é avenida Colombo, 2186, Parque de Exposições - Maringá.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo