Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Dia Nacional do Fusca terá encontro de carros antigos em Maringá


Por Nailena Faian Publicado 17/01/2019 às 15h42 Atualizado 19/02/2023 às 16h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em homenagem ao Dia Nacional do Fusca, comemorado no próximo domingo (20), Maringá terá um encontro de carros antigos na praça Renato Celidônio (praça da prefeitura). As estrelas, é claro, serão os fuscas, mas haverá também a exposição de outras relíquias sobre rodas.

O evento vai contar com quase 500 veículos antigos e aproximadamente metade são fuscas. Além de Maringá, terá veículos de toda região: Umuarama, Loanda, Campo Mourão, Araruna, Londrina, Colorado e outras cidades.

O evento está em sua quarta edição e é realizado pelos Amigos do Fusca e Derivados de Maringá. No domingo também é o último dia de algumas atrações do Maringá Encantada, como a roda gigante. Por isso a comunidade vai poder aproveitar o evento e ainda se despedir das atrações natalinas.

Para expositores o custo é de R$ 10 ou a doação de dois quilos de alimento que serão doados para o Provopar. Para a comunidade, a entrada é gratuita. As relíquias sobre rodas estarão expostas das 9h às 18h.

Paixão que vem de berço
O presidente do grupo Amigos do Fusca e Derivados de Maringá, Braz Claudio Garcia de Jesus, diz que a paixão pelo carro vem de berço.

“A maioria que gosta muito de fusca tem essa paixão que vem de berço, que passa de pai para filho, de avô para neto. No meu caso o fusca conta a minha história de vida. Eu tenho um que era do meu pai e está comigo até hoje”, conta.

O fusca mais antigo que estará no evento no domingo é o do vice-presidente do grupo, Marcio Levorato, mais conhecido como Barril. O carro é de 1959 e ele o adquiriu há dois anos. O fuscão vale, segundo o dono, cerca de R$ 40 mil. 

“Desde pequeno sou apaixonado por fusca. Meu avô e meu pai tinham e meu pai era mecânico, então eu vivia embaixo de um fusca”, lembra Barril. 

Grupo
O grupo Amigos do Fusca e Derivados de Maringá conta, hoje, com 85 sócios, entre eles, duas mulheres. Os integrantes se reúnem toda quinta-feira, às 19h30, no estacionamento do estádio Wiliie Davids, onde trocam experiências.

Data comemorativa
Dia 20 de janeiro foi escolhido para comemorar o dia do fusca porque é a data que marca o início da produção nacional do carro popular da Volkswagem no país. A primeira unidade deixou a linha de montagem da fábrica em 1959.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação