Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Em Maringá, oficina ensina a fazer e manusear fantoches e marionetes


Por Redação GMC Publicado 25/07/2019 às 13h58 Atualizado 23/02/2023 às 15h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Já pensou em aprender a manusear fantoches e marionetes? Essa é a proposta das oficinas preparatórias para o 9º Festival de Bonecos de Maringá (Festebom).

As inscrições para as aulas ministradas pelo oficineiro Paulo Nazareno, realizadas de 31 de julho a 6 de agosto, no Centro de Ação Cultural (CAC – avenida Paraná, 793), seguem até a próxima terça (30).

Os alunos formados nas oficinas se apresentarão nos espetáculos do IX Festebom, de 5 a 11 de agosto. As inscrições são gratuitas e sem restrições de idade.

Nesta edição o evento homenageia o bonequeiro maringaense e idealizador do Festebom, Sandro Maranho.

“O evento é muito importante para a cidade, pois da uma visibilidade muito grande para artistas locais. Fico muito feliz e lisonjeado pelo festival me homenagear nesta edição. É um grande ganho para a minha vida profissional”, afirma o bonequeiro.

Serão ministradas duas oficinas: a primeira, de 31 de julho ao dia 2 de agosto, ensina bonequeiros já com experiência a confeccionar e manusear dois bonecos ao mesmo tempo com a técnica ′Hansjurgen′, criada pelo bonequeiro inglês Hansjürgen Fettig. A segunda oficina, nos dias 5 e 6 de agosto, é destinada a iniciantes interessados em aprender técnicas básicas de manuseio.

“Para construir os bonecos, utilizaremos materiais recicláveis como sacolas plásticas, jornais e garrafas PET. A cada ano que passa, o festival está cada vez maior. Convido todos para participar das oficinas e depois se apresentar nos espetáculos”, diz o oficineiro e produtor artístico, Paulo Nazareno.

As inscrições devem ser realizadas pelo email arteboabonecos@gmail.com, com informações como nome completo, idade e informar qual oficina deseja participar. Fique atento, pois você só pode se inscrever até o dia 30 de julho.

Saiba mais

Inserido no calendário oficial do município desde 2009, por meio da Lei nº 8.328, o Festebom reforça a tradição dos bonequeiros a partir de atividades entre artistas do ramo. O evento fomenta a cultura do teatro de bonecos com atrações descentralizadas, em oficinas de confecção e manipulação destes objetos. O espetáculos ocorrem entre os dias 5 e 11 de agosto (confira a programação no anexo).

Oficinas:

Confecção de Bonecos com a Técnica Hansjurgen
Data: 31/07 a 02/08
Horário: das 13 às 17 horas e das 19 às 23 horas.

Confecção e Manipulação de Bonecos
Data: 05/08 e 06/08
Horário: das 13 às 17 horas e das 19 às 23 horas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação