Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Maringá recebe três apresentações de peça com Tânia Farias


Por Redação GMC Publicado 05/10/2018 às 11h26 Atualizado 18/02/2023 às 12h11
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Neste mês, por meio do Convite ao Teatro, os teatros Barracão e Reviver vão receber uma curta temporada da desmontagem “Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência”, de Tânia Farias, atriz da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre (RS).

As apresentações acontecem no dia 5 e 12 de outubro no Teatro Barracão, às 20h30. No dia 19 de outubro, é vez do Teatro Reviver receber a desmontagem, também às 20h30. A entrada é gratuita e os convites serão distribuídos meia hora antes do início da peça nas respectivas bilheterias dos teatros.

“Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência” refaz o caminho da atriz Tânia Farias na criação de personagens emblemáticos da dramaturgia contemporânea. O trabalho constitui um olhar sobre as discussões de gênero, abordando a violência contra a mulher em suas variantes, questões que passaram a ocupar centralmente o trabalho de criação do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz (Porto Alegre – RS).

Desmontagem

“Desmontagem” é um conceito relativamente novo no âmbito das artes cênicas, constitui uma análise e desconstrução do próprio trabalho artístico e, ao mesmo tempo, é obra de arte. Tânia Farias é uma das pioneiras dessa pesquisa inovadora no Brasil e tem sido responsável pela disseminação dessa investigação do trabalho de ator em todo o país.

Ao seguir a linha de investigação sobre teatro ritual de origem artaudiana e performance contemporânea, a desmontagem propõe um mergulho num fazer teatral onde o trabalho autoral da atriz condensa um ato real com um ato simbólico, provocando experiências que dissolvam os limites entre arte e vida e ao mesmo tempo potencializem a reflexão e o autoconhecimento.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação