Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Mostra multicultural Coletiva inaugura 2ª exposição


Por Redação GMC Publicado 18/10/2018 às 17h07 Atualizado 18/02/2023 às 15h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Coletiva – Mostra Multicultural continua de portas abertas à população e inaugura na próxima terça-feira (23), a partir das 19h30, o segundo momento expositivo do projeto, com a mostra “Táticas para transbordar vazios”, na Rua Padre Vieira, 443, Vila Progresso.

A inauguração contará com a performance de Kênia Bergo, “formas de dizer eu te amo e objetos afiados” (conteúdo não recomendado para menores de 18 anos desacompanhado de seus pais ou responsáveis), e a Roda de Conversa #2, com participação da própria Kênia e o artista Lucas Benatti. A mediação será feita pela artista e professora Roberta Stubs. As obras continuarão expostas até o dia 21 de dezembro. Mais informações no evento do Facebook ou no site www.coletivamm.com.

“Táticas para transborda vazios” tem curadoria de Roberta Stubs e contará com obras de quatro jovens artistas locais: Kênia Bergo, Lucas Benatti, Elisa Riemer e Felipe Tomazella. Ao pensar o sujeito na contemporaneidade, Roberta localiza um vazio subjetivo que nos preenche. Em uma sociedade que carece de sentido, de desejo e de acreditar em algo futuro, ela enxerga uma de falta perspectiva para cada um desses sujeitos, por causa de uma realidade frágil em que vivemos.

“Por conta dessa fragilidade a gente acaba se preenchendo de vazio. Nós acabamos consumindo muitas coisas, de drogas a objetos, roupas, pessoas. A sociedade do espetáculo também é uma forma de esvaziar o sujeito, a gente se exibe demais, está muito apegado a aparência. O consumo, a espetacularização, o fenômeno da exposição muito dramática e severa da intimidade como forma de atrair olhares. Eu entendo tudo isso como forma de preencher o nosso vazio. No fundo, a gente está se preenchendo de nada”, explica Roberta, artista, pesquisadora e professora da Universidade Estadual de Maringá.

A partir desse conceito, a produção artística é vista como um lugar possível de transbordar os vazios, tensionando o limite da realidade para tentar reconfigurar uma outra. Pensar outros universos possíveis, outras configurações de subjetividade possíveis, outras configurações de desejo, de encontro, de troca de afeto. Com esse olhar, Roberta encontrou na obra dos quatro artistas um desejo de ultrapassar e reconhecer maneiras possíveis para preencher esses vazios de formas mais potentes e significativas.

“São artistas que exploram essa solidão, essa tristeza, essa carência afetiva, esse esvaziamento de afeto que a gente vive, esse vazio que nos preenche. Eles tentam, a partir de diferentes linguagens e visualidades, apontar saídas de alguma maneira. São artistas que eu tenho acompanhado o processo criativo a alguns anos”, completa a curadora.

O projeto Coletiva é realizado pela Macuco (Maringá Cultural Cooperativismo) e patrocinado pela Viapar – Rodovias Integradas do Paraná e Bancoob Sicoob, a partir de incentivo fiscal concedido via Lei Rouanet, e tem apoio de Goma Arquitetura, Revest Acabamentos e Secretaria de Cultura de Maringá (Semuc).

Oficinas

O projeto Coletiva – Mostra Multicultural começou a oferecer, desde o dia 15 de setembro, aulas das primeiras das 12 oficinas que serão ministradas gratuitamente até o fim do projeto, em abril de 2019.

Inicialmente, 181 vagas foram disponibilizadas para o público de Maringá e região nas oficinas Conhecendo Mais Sobre Poesia; Atividades Circenses; Teoria Musical com Ênfase em Violão; Pintura em Tela; Instrumentos de Sopro; Brasil Pandeiro; O Teatro Em Movimento; Modelagem em Cerâmica; Dança Livre e a Consciência Corporal; Ensino à Prática do Maracatu; Danças Urbanas e Máscaras Expressivas para o Teatro.

Vinte vagas aproximadamente ainda estão disponíveis e as inscrições podem ser realizadas no site www.coletivamm.com ou presencialmente na sede da Coletiva (Rua Padre Vieira, 443, Vila Progresso).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação