Fechar

Entretenimento

Cultura

'Patrimônio na Roda' chama para conversa sobre bens tombados

Publicado por Redação GMC, 10:30 - 04 de Outubro de 2018

A Prefeitura de Maringá, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura (Semuc), realiza na segunda-feira (8), a primeira edição do "Patrimônio na Roda", projeto organizado para debater aspectos diversos dos bens com valor histórico e cultural pertencentes ao município. O perfil informal da conversa, mensal, será reforçada pela presença de especialista no tema proposto.


"Soluções e desafios para bens tombados e identificados" será o tema de estreia do projeto, conduzido pelo arquiteto Marcelo Seixas de Matos, propositor da lei 904 de 2011 que instituiu o inventário do patrimônio cultural da cidade. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas endereço https://goo.gl/eib2bn. A participação é aberta a todos os interessados no assunto, independente da formação.


"O objetivo é envolver as pessoas para que compreendam a importância dos bens com valor cultural e histórico", explica Edson Luiz Pereira, gerente do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura (Seduc). A compreensão passa pelo entendimento que preservar um prédio histórico, por exemplo, deve gerar bônus - e não apenas ônus par ao proprietário. "É preciso corrigir essa distorção", afirma.


Sobre o condutor


Marcelo Seixas de Matos é arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele é gestor de Projetos do Instituto Memória e Vida, de São Paulo, coordenador do Programa de Captação de Recursos para Projetos Culturais (Captare) e diretor Executivo do Museu da Família.


Sua trajetória também é marcada pelo desenvolvimento de projetos culturais para instituições brasileiras, como o Museu Aquário Marinho, do Rio de Janeiro, e a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) em Curitiba. O arquiteto idealizou o Programa de Captação de Recursos para Projetos Culturais, iniciativa ganhadora do Prêmio Economia Criativa 2012.


As contribuições para Maringá são a Lei Municipal 904/2011, que instituiu o Inventário do Patrimônio Cultural de Maringá e estabeleceu incentivos para o setor. Também foi Coordenador Geral do I Fórum Nacional da Produção Cultural em Pequenos e Médios Municípios, realizado em Maringá / PR em 2012.



Saiba Mais


Patrimônio na Roda: Soluções e desafios para bens tombados e identificados


8 de outubro, das 19h30 às 21 horas
Sala de Exposições da Gerência de Patrimônio Histórico - Teatro Calil Haddad
(Av. Luiz Teixeira Mendes, 2500)
Inscrições gratuitas no link https://goo.gl/eib2bn



 

Bloco de Imagem

A Capela São Bonifácio (Estrada Jaguaruna - Gleba Pinguim) é um dos patrimônios históricos de Maringá. Foto: Vivian Silva/PMM

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo