Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Projeto discute a dança como ferramenta de transformação social


Por Redação GMC Publicado 21/05/2019 às 14h40 Atualizado 22/02/2023 às 12h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O projeto Formação Continuada em Dança, realizado pela Academia Daisa Poltronieri com recursos do Prêmio Aniceto Matti, promove nestesábado (25) uma roda de conversa com Patrícia Machado. Ela irá abordar o tema “A Dança como ferramenta de impacto na transformação social”. O evento é aberto ao público e começa às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita.

Patrícia Machado é professora e pesquisadora em dança contemporânea, formada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduada em Artes Dramáticas pelo Institut del Teatre (Barcelona). Idealizou o projeto “Criança que dança Haiti”, que leva atividades artísticas para jovens em situação de vulnerabilidade social em Porto Príncipe, no Haiti. Também é co-fundadora do “Nós em traço”, coletivo formado por mães artistas que desenvolve alternativas para arte e educação através do diálogo entre o corpo, movimento e traço.

“O ‘Nós em traço’ se interessa pela investigação livre e inventiva na mescla de diversas linguagens artísticas, em especial o movimento e o desenho. Atua em espaços públicos e privados, com ênfase nas primeiras experiências estéticas das crianças”, explica Patrícia.

O “Criança que dança Haiti” vai para a terceira edição com ações que atendem vítimas de terremotos e outras catástrofes naturais que assolam aquele país, que atualmente detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente americano.

Cada ida para o Haiti dura pelo menos dez dias, com residências artísticas acontecendo diariamente ao longo desse período. Ano passado o projeto promoveu um curso de formação para haitianos multiplicarem as ações em dança desenvolvidas pelos professores brasileiros.

“É sempre bom frisar que é um trabalho de arte e ativismo. O que vou trazer na roda de conversa são relatos reais dessas crianças, com fotos e vídeos desses encontros que demonstram a transformação no corpo delas, na maneira como se colocam, como falam, se expressam, olham. É muito perceptível. São essas experiências que eu pretendo compartilhar”, conta.

Serviço

Data: 25/05
Horário: 20h
Local: Teatro Barracão
Professora: Patrícia Machado
Tema: A Dança como ferramenta de impacto na transformação social.
Próximas rodas de conversa

Data: 15/06
Horário: 20h
Local: Teatro Barracão
Professor: Airton Rodrigues
Tema: Criação Coreográfica em Dança Contemporânea.
*Juntamente com espetáculo da Cia Duo Due.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação