Fechar

Gastronomia

Maringá

Açougue vende mais de 3 toneladas de torresmo por mês em Maringá

Publicado por Luiz Santos, 16:34 - 15 de Fevereiro de 2019

O torresmo é um aperitivo muito adorado pelos brasileiros (e, claro, maringaenses). Se ele estiver acompanhado por limão e uma cervejinha, então, é pra ninguém botar defeito.


Segundo Claudenilson Mangolin, sócio-proprietário da Casa de Carnes Ribeiro da Avenida Pedro Taques, em Maringá, há cerca de 4 anos o estabelecimento começou a vender o torresmo pronto. A produção, desde então, só cresce e a “iguaria” já é famosa em Maringá.


“Fazemos o torresmo todos os dias e vendemos 105 kg dele pronto por dia”, relata Mangolin. Nesta conta, por mês, chega-se a (pasmem) mais de 3 toneladas de torresmo por mês.


O preparo do aperitivo é realizado durante o dia inteiro na casa de carnes. O proprietário também estima que 500 kg de barriga crua são vendidos diariamente.

Mangolin diz que o diferencial do torresmo do estabelecimento é a utilização a barriga “fresca”.


“Dá outro padrão, quando se utiliza a barriga congelada, a carne perde o suco antes de ir para o fogo”, diz.


Quanto ao tempero, Mangolin revela que apenas o sal é utilizado. O torresmo é feito “em gordura quente, fogo forte e deve ser mexido direto”, comenta.


O preço do torresmo no estabelecimento é de R$ 55 por kg.

Bloco de Imagem

Veja algumas receitas de torresmo:


Torresmo tradicional


Ingredientes
- Panceta
- Sal para temperar


Como fazer
A versão mais comum de torresmo, é feita com panceta e pode ser frita com óleo ou banho de porco. O tempero leva apenas sal e a carne deve ser mexida sempre enquanto estiver fritando no óleo. O preparo está pronto quando bem douradinho.


Torresmo com cachaça


Ingredientes
- Panceta ou toucinho em cubos
- Sal e pimenta-do-reino para temperar
- Alho amassado
- Um pouco de cachaça
- Gomos de limão para acompanhar


Como fazer
O torresmo é temperado com sal, pimenta, alho e cachaça. Em uma panela grande, aqueça o óleo, em fogo médio, e coloque a carne. Tampe e deixe fritar, mexendo para não queimar, até ficar branco. Escorra e reserve a gordura. Leve os pedacinhos para a geladeira por 1 hora e, então, frite novamente até dourar. Sirva com os gomos de limão.


Torresmo de panela de pressão


Ingredientes
- Pedaços de barriga de porco
- Sal para temperar


Como fazer
Tempere o torresmo com o sal, coloque os pedaços na panela de pressão untada com óleo e deixe no fogo médio. Mexa até a carne desgrudar da panela e tampe a panela sem a borracha – o preparo não pode pegar pressão. Chacoalhe a panela de vez em quando para não queimar e deixe cozinhar por 20 minutos. Quando parar de fazer barulho é porque todos os torresmos já “estouraram”.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo