Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Decisão de tribunal alemão considera ressaca uma doença


Por Folhapress Publicado 24/09/2019 às 11h31 Atualizado 24/02/2023 às 08h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você sabia que a ressaca é uma doença? Pelo menos é o que afirma decisão da justiça alemã em julgamento contra o fabricante de uma bebida antirressaca.

Segundo reportagem da BBC, na sua decisão, um tribunal alemão de Frankfurt disse que podem ser consideradas doenças mudanças pequenas ou temporárias no estado normal do corpo. Além disso, produtos alimentícios, o que inclui bebidas, não podem ser comercializados como capazes de prevenir ou tratar enfermidades.

“As informações sobre um produto alimentício não podem atribuir propriedades para prevenir, tratar ou curar uma doença humana ou dar a impressão de que possuem essa propriedade”, disse a decisão da justiça alemã, de acordo com a BBC.

“Por uma doença, deve-se entender até pequenas interrupções ou temporárias no estado normal ou na atividade normal do corpo”, complementou.

Isso, diz a decisão, inclui cansaço, náusea e dores de cabeça, sensações que normalmente são associadas às ressacas, e que a fabricante da bebida afirma ser capaz de curar (a empresa não teve o seu nome divulgado na decisão judicial).

A decisão acontece poucos dias após o início da principal Oktoberfest do mundo, que começou no sábado (21) e vai até 6 de outubro em Munique, na Alemanha.

No Brasil, também acontecem festas dedicadas à cerveja em São Paulo, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação