Fechar

Gastronomia

Dia Internacional da Cerveja

Diversão e negócio: mercado cervejeiro de Maringá é destaque no ramo

Publicado por Redação GMC, 11:59 - 02 de Agosto de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Freepik/Domínio Público

Segundo dados da Prefeitura de Maringá, após levantamento, a cidade produz ao menos 219 mil litros de cerveja todos os meses. A bebida, além de diversão para muitos, se tornou oportunidade de negócios. O mercado maringaense, em constante expansão, vem ganhando destaque. Agora, Maringá será palco de um festival e receberá um programa para cervejeiros que desejam montarem o próprio negócio.


De acordo com o Sebrae, a ideia é fortalecer o segmento em Maringá e região. O lançamento será realizado em evento com palestras, no dia 7 de agosto, às 19h, na sede regional da entidade (Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1116).


O encontro é para quem fabrica cerveja caseira e pensa em transformar o hobby em negócio e outros interessados na temática. A programação contará com o detalhamento do programa do Sebrae/PR para cervejeiros, palestra do coordenador do curso Tecnologia em Produção Cervejeira da Unicesumar, Diogo Hendges, sobre tendências de mercado e apresentação do trabalho realizado pela Confraria dos Cervejeiros de Maringá (Concerva), entidade apoiadora do evento. A participação é gratuita e deve ser confirmada pelo telefone (44) 3220-3474 ou e-mail lmcampos@pr.sebrae.com.br.


O programa, em si, começará em 27 de agosto e vai oferecer curso de modelos de negócios, workshops de plano de negócios, tributação, branding e rótulo, marketing digital, além de consultoria individual para revisão do plano de negócios. As formas de adesão serão apresentadas no evento de lançamento.


Festival de Cervejas


Maringá também será sede de um Festival de Cervejas. Uma comissão formada por cervejeiros artesanais de Maringá definiu que a data do festival de cervejarias maringaenses será de 12 a 14 de setembro.


Os detalhes do evento foram definidos em reunião com a Diretoria de Turismo de Maringá da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), no Paço Municipal.


Foi o quarto encontro dos cervejeiros artesanais com a prefeitura para formatar o festival. Em breve será divulgado o nome e a programação que contará com palestras e concurso.


"Estamos muito entusiasmados porque o evento está se concretizando", comentou o cervejeiro Rodrigo Frigo. "Vamos fortalecer o setor com essas parcerias".


A prefeitura cadastrou 16 cervejarias artesanais que produzem mais de 220 mil litros mensalmente de 157 rótulos. Esse volume aumenta no verão. São mais de 230 profissionais trabalhando em torno de 50 estabelecimentos entre bares e fábricas.


Uma estimativa não oficial aponta que o segmento movimente mais de R$ 15 milhões ao mês. Sendo que, até então, as cervejarias locais se desenvolveram por conta própria, sem apoio. E o setor tem potencial para crescer ainda mais, já que há cervejeiros pequenos que ainda produzem a bebida na panela no fogão de casa.


Com informações do Sebrae e da Prefeitura de Maringá

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo