Gastronomia

Bebida

Maringá produz ao menos 219 mil litros de cerveja artesanal por mês

Publicado por Redação GMC Online, 15:31 - 07 de Junho de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Pixabay

Levantamento preliminar realizado pela Prefeitura de Maringá em 16 cervejarias artesanais da cidade mostra que elas produzem 219 mil litros de cerveja mensalmente de 127 rótulos. Essa produção aumenta durante o Verão e é comercializada em torno de 50 estabelecimentos entre brew pubs (os bares das cervejarias), mercados e bares da cidade. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7).


Segundo a prefeitura, uma estimativa não oficial aponta que são movimentados mais de R$ 15 milhões mensalmente, sendo que há ainda a venda de acessórios e da gastronomia dos bares que têm cozinha. 


Em reunião com representantes das principais cervejarias e participação Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) e a Diretoria de Turismo na noite dessa quinta-feira (6), o prefeito Ulisses Maia anunciou apoio às cervejarias astesanais da cidade.


“Maringá é a cidade que eu amo. Quero ficar aqui”, comentou David Redmerski Jr, da RedCor, que já ganhou prêmio nacional e fez parceria com a Cervejaria Blumenau. Mesmo assim, preferiu fazer sua receita premiada em Maringá. Ele está prestes a inaugurar uma fábrica com apoio da marca catarinense.

Maringá também é referência na formação e virou a “moradia do coração” para os sócios da Cathedral. Eles vieram de São Paulo estudar e optaram por empreender em Maringá. A cervejaria já teve, por duas vezes, cervejas eleitas a melhor do Brasil e hoje tem uma fábrica e três bares.


A Eden Beer é uma das mais bem sucedidas comercialmente e prepara a inauguração de uma nova fábrica. A Eden quebra paradigmas desde 2010 e tem hoje uma logística eficiente atendendo diversas cidades.


Na próxima semana será realizada uma reunião com as 16 cervejarias cadastradas e segmentos econômicos para dar encaminhamento para o apoio, projetos e eventos. “Sempre falamos em Maringá ser referência na cerveja artesanal no Brasil”, lembra Rodrigo Frigo, da Araucária.


Ainda segundo a prefeitura, a produção maringaense mais que dobrará no segundo semestre com a inauguração de novas fábricas, gerando empregos. Só participam do projeto com a prefeitura os cervejeiros com situação regularizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Por assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá

Bloco de Imagem

Ulisses Maia e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto, com empresários do ramo de cerveja artesanal, atividade em expansão e com valor econômico e turístico. Foto: Vivian Silva/PMM

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo