Fechar

Gastronomia

Food Festival

Smash it e Casa da Mãe Joana fazem os melhores hambúrgueres de Maringá

Publicado por Redação GMC, 10:59 - 12 de Dezembro de 2018

Bloco de Imagem

Vencedores do 1º Maringá Food Festival – Etapa Hambúrguer, que movimentou a cidade entre 22 de novembro e 9 de dezembro. Foto: Divulgação

Dezenove criações, 18 dias de competição, quase sete mil hambúrgueres especiais vendidos, mais de três mil votos registrados. O 1º Maringá Food Festival – Etapa Hambúrguer, que movimentou a cidade entre 22 de novembro e 9 de dezembro, revelou, na noite de segunda-feira (10), o resultado do maior concurso de gastronomia já realizado em Maringá.


Comfort Food

Bloco de Imagem

O "Demolidor", da Smash It, leva pão, carne, queijo, ovo, bacon e cebola, toques de pimenta e molho gravy. Foto: Divulgação

A receita da chef Mayara Colonhesi, que comanda a descolada hamburgueria Smash It, fez a cabeça dos jurados Beto Madalosso e Marcos Vigorito e levou o troféu de melhor hambúrguer profissional da cidade. A combinação clássica de pão, carne, queijo, ovo, bacon e cebola ganhou toques interessantes de pimenta e molho gravy, no sanduíche batizado de Demolidor.


Para a chef vencedora, o seu diferencial é oferecer produtos frescos e utilizar a técnica que deu nome à casa. “A carne é moída no dia e a gente não monta o hambúrguer. Ele é esmagado na chapa. Mesmo com fila de espera, o nosso hambúrguer é feito na hora”, explica Mayara.


“Eu estava muito confiante. O Demolidor é o tipo de hambúrguer que a gente come todo dia. E quem comer qualquer hambúrguer da Smash It vai ter a mesma sensação. No nosso cardápio, os ingredientes são separados e cada um monta o seu. Eu só montei um pra vocês”, diz.


E foi justamente essa simplicidade que ganhou o paladar dos jurados. “O sanduíche tinha poucos elementos, então dava para sentir melhor os sabores. Além disso, a receita conversa com o restaurante, está dentro do conceito que ela se propôs a fazer”, diz Madalosso.


“Ela conseguiu algo que poucos conseguiram. O excesso de ingredientes, inclusive, foi o maior pecado da maioria dos participantes”, critica o chef.


O especialista em hambúrguer Marcos Vigorito, criador do Guia do Hambúrguer, destaca a técnica utilizada pela chef: “Achei legal que ela usou o recurso de prensar o hambúrguer com a cebola, que não é comum no Brasil. Isso dá muito sabor para a carne, fica muito gostoso”, comenta.


“Ela usou os elementos essenciais para fazer um bom hambúrguer, e conseguiu criar algo novo com o que já tem no cardápio. Correto, com pão macio, tudo combinando: um hambúrguer que não enjoa. É o hambúrguer do dia a dia, e pra mim esse é o melhor hambúrguer”, elogia Vigorito.


TOP 3 - Profissional


1º - Smash It - Demolidor
2º - Street Burger - Pé Vermelho
3º - Burger Perk - F.R.I.E.N.D.S.


Toque indiano e ídolo do rock

Bloco de Imagem

O "Freddie Mercury", da Casa da Mãe Joana, é composto por pão de açafrão, hambúrguer de cordeiro, salada de cenoura, amendoim, tempero indiano, muçarela de búfala, cebola e maionese de garam masala. Foto: Divulgação

Se a comfort food apresentada por Mayara agradou os jurados profissionais, o público preferiu a inovação proposta pela Casa da Mãe Joana. O Freddie Mercury, hambúrguer com inspiração indiana em referência à culinária predileta do líder do Queen, combina pão de açafrão, hambúrguer de cordeiro, salada de cenoura, amendoim e tempero indiano, muçarela de búfala, cebola e maionese de garam masala.


A ideia de homenagear um dos maiores ídolos da música foi dos sócios Alisson Tinassi e Lucas Ogawa, a partir do filme “Bohemian Rhapisody”, lançado no mês passado.


“A gente costuma fazer isso: pegar algo que está acontecendo no mundo e casar com nossos lançamentos”, explica Tinassi. “Foi muito legal fazer essa criação e o público abraçar essa ideia com a gente. Não é um hambúrguer qualquer, ele tem história, conceito e temperos diferentes”, destaca Ogawa.


“Foi muito criativo, com um conceito muito bom. Eles foram a fundo na história do Freddie Mercury. E para ganhar no voto popular, é preciso divulgar, incentivar os clientes a votarem, então eu achei muito merecido”, diz Vigorito.


Para Madalosso, além da receita inovadora, o bom relacionamento da casa com o público foi essencial para o resultado. “Era um sanduíche interessante, apesar do excesso de elementos. No caso deles, contou o conjunto da obra. Eles são muito profissionais no que fazem, conseguiram contextualizar o sanduíche, motivaram os funcionários e estão em pontos muito bons. E, ainda, têm um público bem engajado”, comenta.


TOP 3 - Popular


1º - Casa da Mãe Joana - Freddie Mercury
2º - Burger Perk - F.R.I.E.N.D.S.
3º - Seu Barnabé - Donna Hica Burguer


Números


A primeira edição do Maringá Food Festival, realizado pela Bússola Eventos, foi sucesso absoluto. Somente com a venda dos hambúrgueres criados para a competição, os estabelecimentos faturaram juntos mais de R$ 170 mil, conseguindo atrair um público que não tinha o hábito de comer hambúrguer: 60% foram novos consumidores.


“Alcançamos mais de três mil votos, o dobro do que estávamos esperando. Organização, estabelecimentos, parceiros, patrocinadores, público: sete mil pessoas fizeram esse evento acontecer. Estamos muito felizes com os resultados”, comemora o diretor de Projetos da Bússola Eventos, Guilherme Oliveira.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo