Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

10 curiosidades sobre Maringá que você nem imaginava


Por Luiz Santos, com projeto Maringá Histórica Publicado 06/09/2019 às 16h28 Atualizado 24/02/2023 às 03h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Atentados, shows e brinquedos espalhados pela cidade. Em seus 72 anos, Maringá já tem muita história para contar. O GMC Online preparou uma lista com curiosidades que já ocorreram no município, mas muita gente não sabe. Confira:

Atentado contra Américo Dias Ferraz

No fim de 1956, Américo Dias Ferraz foi eleito prefeito de Maringá. Segundo o Maringá Histórica, Ferraz não era muito bem aceito pela elite maringaense da época por ter uma origem simples.

Na véspera do Natal deste mesmo ano, Ferraz sofreu um atentado, na Barbearia Líder. Santo Ribeiro, jagunço de Aníbal Goulart Maia, desferiu uma série de tiros na direção do então prefeito da cidade.

De acordo com relatos, Ferraz conseguiu se esconder na cadeira do barbeiro e não foi atingido por nenhum dos disparos. Então, o jagunço teria ido embora com Maia, o mandante do crime.

A motivação do atentado seria a disputa pela concessão do matadouro da cidade, que até a eleição de Ferraz era de exclusividade de Maia. Conforme o Maringá História, em retaliação ao atentado, a população da cidade incendiou a casa de Maia.

Campeonatos de sumô

Da década de 50 até os anos 80, a fazenda da família Taguchi, na Gleba Guaiapó, foi sede de vários campeonatos de sumô. A prática da modalidade de origem japonesa era uma das principais atividades da família.

Na foto, é possível ver Mitsuzo, Torao, Yoshinori e Kazumi Taguchi, durantes os anos 50.

Possível passagem de Che Guevara

Apesar da história gerar controvérsias, há maringaenses que afirmam que Che Guevara esteve mesmo em Maringá.

Em 1961, Che esteve no Brasil para receber uma honraria de Jânio Quadros. Ele teria passado pelo oeste do Paraná planejando a ida para outras regiões da América do Sul.

De acordo com o Maringá Histórica, Che pode ter pernoitado em Maringá antes de seguir viagem para a Argentina. A informação é que o hotel escolhido foi o Hotel Vila Rica, no centro de Maringá.

O GMC Online entrevistou José Carlos Rosseto, atual proprietário do Hotel Vila Rica, onde o revolucionário teria se hospedado. Segundo ele, os antigos donos confirmavam a passagem de Che pelo local.

Rosseto, que trabalha no hotel há 25 anos, diz que, infelizmente, não existem registros físicos que comprovem a hospedagem de Guevara, já que os documentos da época não existem mais.

Fontes luminosas

O Maringá Histórica resgata que o prefeito Américo Dias Ferraz desejava construir sete ou oito fontes luminosas em Maringá durante seu mandato.

Porém, há registros fotográficos de apenas duas delas. Esta que aparece na foto acima é a que ficava na praça Raposo Tavares.

Shows históricos

Fazendo jus à fama de Cidade Canção, Maringá já recebeu grandes nomes da música nacional e até internacional ao longo da história.

Shakira, Angélica, Barão Vermelho, Menudo e Mamonas Assassinas são alguns dos artistas que já se apresentaram na cidade.

O portal GMC Online relizou uma lista com oito shows históricos realizados em Maringá. Confira aqui.

Atentado na Hippos

No início de 1989, houve um atentado na boate Hippos, que era localizada na avenida Carneiro Leão.

Segundo informações do Maringá Histórica, um homem, identificado como Eliezer de Souza, discutiu com os seguranças da boate. Então, ele foi até um Maverick branco e voltou com uma pistola. Eliezer invadiu a Hippos atirando a esmo.

Houve pânico imediato e as pessoas acabaram arrombando uma porta de ferro que ficava no fundo do salão. Uma mulher foi baleada na cabeça e morreu ao chegar no Hospital Santa Rita. Outras 12 pessoas ficaram feridas.

Grutas, imagem de Nossa Senhora e inauguração do Parque do Ingá

Você sabia que a imagem da gruta do Parque do Ingá está lá há 47 anos? 

Em 1969, o então prefeito de Maringá Adriano José Valente realizou uma expedição com seus assessores no local onde hoje é o Parque do Ingá. Nas matas, Valente encontrou uma pequena gruta, formada pela nascente do córrego Moscados. O lugar foi, então, demarcado com muros de arrimo.

Por causa da sua devoção, o então prefeito decidiu que uma imagem de Nossa Senhora Aparecida seria colocada no local. A imagem chegou em Maringá no dia 10 de outubro de 1971. No carro do Corpo de Bombeiros, a peça foi levada para a Catedral e depois para a gruta do Parque do Ingá.

Segundo a assessoria da Arquidiocese de Maringá, a gruta que tem a fonte de água atualmente não é mais a que abriga a imagem. Um novo espaço foi construído durante a gestão do prefeito Silvio Barros. Dom Anuar Battisti participou da reinauguração. O local ainda recebe fiéis cotidianamente.

Tobogã na praça da Catedral

No fim dos anos de 1960, na avenida Tiradentes, um tobogã gigantesco era administrado pela Toboganlândia Maringá. O brinquedo ficava aos fundos das Catedrais. Isso mesmo, no plural. É que a atual Catedral estava em construção e a Catedral de madeira ainda funcionava.

Viaduto do Café

Durante 31 anos, de 1966 a 1997, o Viaduto do Café funcionou na avenida São Paulo, pertinho do local onde é hoje o shopping Avenida Center.

Segundo o Maringá Histórica, o viaduto foi fundamental para a mobilidade urbana do centro de cidade.

Na foto registrada por Kenji Ueta, em 1967, é possível ver o símbolo dos 20 anos da cidade. O Maringá Histórica o descreve como uma catedral estilizada com dois grãos de café na base.

A demolição do local deu espaço para a construção da avenida Horácio Raccanello Filho e do Novo Centro.

Carrossel

Os maringaenses andavam de carrossel até mesmo na chuva. Conforme o Maringá Histórica, esta imagem seria década de 1960. O local também é incerto, mas, acredita-se que o brinquedo tenha ficado em frente à atual Câmara Municipal.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação