Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Chuva de meteoros poderá ser vista no céu de Maringá em agosto


Por Monique Manganaro Publicado 06/08/2019 às 17h50 Atualizado 23/02/2023 às 19h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As conhecidas chuvas de meteoros vão iluminar o céu de Maringá durante este mês. Depois de conseguirem observar dois eclipses durante o mês de julho, os maringaenses agora têm a chance de ver, a olho nu, a chuva de meteoros Perseidas.

De acordo com Maico Zorzan, professor, astrônomo amador e um dos fundadores do Clube de Astronomia Edmond Halley (Caeh), o fenômeno poderá ser observado nos dias 12 e 13. “Essa chuva de meteoros é anual e acontece porque a Terra passa pela órbita do cometa Swift-Tuttle”, explica.

Segundo ele, esse cometa é o maior corpo celeste que se aproxima de nosso planeta e, por onde passa, deixa rochas espalhadas pelo “caminho”. Quando a Terra, então, atravessa esse trecho, formam-se os meteoros e as chuvas dessas partículas.

O melhor horário para observação do fenômeno é após às 23h, diz Zorzan. Durante a madrugada, a partir de 1h, a quantidade de meteoros no céu deve ser ainda maior, intensificando e melhorando a visualização.

A observação pode ser feita mesmo sem nenhum equipamento, a olho nu, em local escuro. “A nossa recomendação é que se vá para uma área afastada da cidade, deite no chão com a cabeça para norte, ou [sente] em uma cadeira de praia, e fique observando o céu”, aconselha Zorzan.

A boa visualização das chuvas de meteoros depende, também, das boas condições climáticas. Um céu limpo, sem muitas nuvens, é garantia de observação quase perfeita.

A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) para a próxima semana em Maringá é animadora para quem pretende observar o céu: o tempo deve continuar estável. Na segunda-feira (12), a concentração de nuvens pode ser maior. Já na terça (13), o Simepar prevê a diminuição das nuvens na região, sinônimo de céu limpo.

As chuvas de meteoros são comuns, segundo o professor. Os fenômenos ocorrem diversas vezes por ano. Alguns deles, são visíveis apenas no Hemisfério Norte. Outros, somente no Hemisfério Sul. “Tivemos um interessante em maio, agora temos essa e [no] fim do ano, a Orionidas, também com bom volume de meteoros”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação