Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Debates envolvendo minorias encerram a Flim 2018


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 26/11/2018 às 09h22 Atualizado 19/02/2023 às 02h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A quinta edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) terminou neste domingo (25). Organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, o evento começou no dia 21 deste mês. O tema escolhido para a festa foi “Resistências”. Todas as atividades foram gratuitas e ocorreram ao lado do Estádio Regional Willie Davids, na região central do município.

Nos últimos dias do evento, os destaques foram temas envolvendo minorias. A última mesa da Flim foi com o escritor João Silvério Trevisan. Ele é o autor de livros como “Devassos no Paraíso – a história da homossexulidade no Brasil”, e “Pai, Pai” , um romance autobiográfico que trata sobre a relação dele com o pai. Trevisan, de 74 anos, falou sobre questões envolvendo a população LGBT e elogiou a Flim por ter abordado um tema que deve atingir cada vez mais um número maior de pessoas.

Desde o início da festa, foram discutidos temas como literatura feita por pessoas negras e pela população indígena.

A programação teve cerca de 50 autores, nomes nacionais, regionais e locais, além de um internacional. As mulheres também foram destacadas na programação. Na sexta-feira (23), a professora e escritora Márcia Tiburi falou sobre feminismo e a própria produção literária. Candidata ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2018, a vinda dela a Maringá foi criticada por movimentos de direita por conta pela filiação partidária que ela tem. Houve reforço na segurança no dia da palestra da autora, mas nenhum incidente aconteceu.

No sábado (24), a escritora argentina Selva Almada participou da festa. Ela é autora do livro “Garotas Mortas”, publicado neste ano pela editora Todavia, que aborda três casos de feminicídio na Argentina. Na avaliação da autora, a leitura é uma forma de lutar contra o machismo.

Muita gente aproveitou o domingo para visitar a festa. Foi o caso da química Flávia Estevanato. Ela comprou um livro para o filho, Bernardo Borges, de 5 anos, que gostou muito do presente.

Para o secretário municipal de Cultura, Miguel Fernando Perez, a Flim cumpriu com o objetivo esperado: o de fazer Maringá respirar literária por pelo menos cinco dias. 50 mil pessoas passaram pelo local.

Para quem trabalhou ao longo do evento, valeu. O representante de uma distribuidora de Curitiba Marcos José afirmou que só a sexta-feira, com chuva, atrapalhou o movimento.

A Flim também teve comercialização de livros e fomentou a leitura. Cerca de cinco mil vales foram distribuídos em escolas publicas da cidade. Os valores variaram de 5 a 15 reais. Escritores também visitam escolas e conversarmos com jovens.

Ouça a reportagem

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação