Fechar

Maringá

Data especial

20 de maio, Dia do Celíaco: doença causada pela intolerância ao glúten

Publicado por Carina Bernardino/CBN Maringá, 16:45 - 20 de Maio de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1% da população mundial tem a doença celíaca e no Brasil, são cerca de dois milhões de pessoas celíacas – intolerantes ao glúten, proteína encontrada no trigo e outros cereais.


No Estado, a Associação dos Celíacos do Paraná conseguiu mobilizar a Assembleia Legislativa para a aprovação de um projeto de lei que marca 20 de maio como o Dia do Celíaco. O Grupo de Celíacos de Maringá também está mobilizado pela mesma legislação, como explica Luana Zulli.



"Aqui em Maringá, a gente tem cerca de 140 membros cadastrados e que participam dos nossos grupos, onde a gente se encontra mensalmente, na última segunda-feira do mês, pra discutir, conversar, pra gente conseguir conscientizar mais as pessoas", disse Luana.



O Grupo de Celíacos de Maringá também está mobilizado pela mesma legislação, como explica Luana Zulli.


Em comemoração à data, às 19h desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal será iluminada com a cor verde, porque maio é o mês de Conscientização da Doença Celíaca. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor será iluminado na mesma cor.


As ações dos celíacos são pela melhoria na qualidade de vida de quem tem a doença.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo