Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

20 de maio, Dia do Celíaco: doença causada pela intolerância ao glúten


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 20/05/2019 às 19h45 Atualizado 22/02/2023 às 11h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1% da população mundial tem a doença celíaca e no Brasil, são cerca de dois milhões de pessoas celíacas – intolerantes ao glúten, proteína encontrada no trigo e outros cereais.

No Estado, a Associação dos Celíacos do Paraná conseguiu mobilizar a Assembleia Legislativa para a aprovação de um projeto de lei que marca 20 de maio como o Dia do Celíaco. O Grupo de Celíacos de Maringá também está mobilizado pela mesma legislação, como explica Luana Zulli.

“Aqui em Maringá, a gente tem cerca de 140 membros cadastrados e que participam dos nossos grupos, onde a gente se encontra mensalmente, na última segunda-feira do mês, pra discutir, conversar, pra gente conseguir conscientizar mais as pessoas”, disse Luana.

O Grupo de Celíacos de Maringá também está mobilizado pela mesma legislação, como explica Luana Zulli.

Em comemoração à data, às 19h desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal será iluminada com a cor verde, porque maio é o mês de Conscientização da Doença Celíaca. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor será iluminado na mesma cor.

As ações dos celíacos são pela melhoria na qualidade de vida de quem tem a doença.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação