Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

30 cruzamentos de Maringá devem ganhar semáforos para pedestres


Por Nailena Faian Publicado 26/11/2018 às 18h05 Atualizado 19/02/2023 às 03h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá publicou edital de licitação para aquisição de semáforos para pedestres e para veículos. A administração municipal pretende pagar até R$ 1,2 milhão pelos equipamentos. A licitação é na modalidade pregão presencial, do tipo menor preço e foi publicada na última quinta-feira (22).

De acordo com o edital, devem ser adquiridos 82 semáforos para veículos e 296 para pedestres. “O número de semáforos para pedestres parece alto, mas, na verdade, é pouco, porque são 16 em cada cruzamento de avenidas, contando que são quatro entradas e quatro saídas de pedestres”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

Como nem todos os semáforos serão colocados em cruzamentos de avenidas, mas também em cruzamentos de ruas, a expectativa é que os equipamentos adquiridos sejam instalados em 30 cruzamentos da cidade.

“A prioridade são locais onde há duplo semáforo para veículos, um para seguir em frente e outro para virar. Isso ocorre mais na área central, mas em outras regiões também, como na Avenida Colombo com a Rua Lauro Werneck, na Zona 7″, comenta.

Purpur diz que o objetivo é dar mais segurança aos pedestres e evitar acidentes, no entanto, ele avalia que a instalação dos semáforos também vai deixar o trânsito mais travado.

“O tempo do sinal vermelho chega a dobrar, causando impacto gravíssimo na fluidez do trânsito”, diz. O tempo para o pedestre atravessar depende da extensão de cada via. Geralmente é de 1,2 segundo por metro.

O secretário também ressalta que outro problema é a instalação desses semáforos. “A instalação é super complexa. É preciso fazer cortes subterrâneos em todas as aproximações dos cruzamentos, então será preciso interromper o trânsito. Vamos dar preferência para fazer aos fins de semana”, diz.

Os envelopes com as propostas das empresas interessadas devem ser entregues até o dia 10 de dezembro na Diretoria de Licitações. Essa é a primeira vez que a prefeitura licita semáforos para pedestres. A administração municipal já chegou a instalar os equipamentos na cidade, mas eram os que estavam em estoque.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação