Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

74 pessoas foram picadas por escorpiões em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 29/06/2019 às 12h13 Atualizado 23/02/2023 às 04h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Eles continuam atacando. De janeiro a maio deste ano os escorpiões picaram 74 pessoas em Maringá. Os dados são da Secretaria de Saúde. Das 74 vítimas, só em um caso o paciente precisou de soro antiescorpiônico. Os outros casos evoluíram bem sem necessidade do soro.

Neste mesmo período a Ouvidoria Municipal recebeu 661 reclamações de escorpiões. 348 animais foram recolhidos. A maioria (323) era escorpião amarelo. Não é difícil encontrar pessoas que já pegaram o bichinho em casa. O Daniel Padilha levou um susto.

“Encontrei na grama. A grama estava alta”, disse em entrevista à CBN Maringá.  

Susto maior ainda levou a vizinha do Ailton Nogueira.“Ela saiu da cama e quase pisou no escorpião que estava saindo debaixo da cama”, conta.

O curioso é que tem muita gente comprando galinhas para se prevenir do escorpião. O Delson Rodrigues ouviu uma reportagem sobre o assunto e hoje já tem um galinheiro em casa.

“Comecei com uma galinha e hoje eu tenho 12 galinhas e 4 pintinhos”, diz.

Acostumado com a vida no campo, aqui na cidade o Olívio Fenato também tem um monte de galinhas e nenhum escorpião por perto. “Eu pergunto para os vizinhos se eles se incomodam, mas eles dizem que não, e as aves limpam todo o quintal”, conta.

Os escorpiões procuram esconderijos como entulhos, frestas e ralos onde ficam durante o dia. À noite eles saem para se alimentar e é aí que podem acontecer os acidentes. Para prevenir é preciso limpar os quintais, não deixar entulho acumulado. Tampas as soleiras das portas, os ralos, entre outras medidas.

Os escorpiões gostam de umidade, pouca luz e insetos em abundância, como baratas. Existem venenos que matam o escorpião, mas o problema é que o veneno desaloja o animal e aí podem acontecer os acidentes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação